No último sábado (23), 44 dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região receberam certificado de conclusão do curso de Concepção e Prática Sindical, realizado entre os anos de 2011 e 2012.
Ao todo, o curso de formação, coordenado pelo diretor Alex Fogaça, teve carga horária de 36 horas e incluiu noções básicas de matemática sindical, comunicação e expressão oral e prática de negociação sindical.
Antes da entrega dos certificados, a aula de encerramento contou com apresentação de esquetes teatrais interpretadas pelo ator Zé Bocca e o músico Marcos Boi. “A participação dos frequentadores desse curso demonstra o compromisso dos dirigentes com a classe trabalhadora”, comentou Alex.
O presidente do Sindicato, Ademilson Terto da Silva, ressaltou que o curso de formação sindical não visa somente melhorar a qualidade dos dirigentes sindicais nas negociações com as fábricas, “mas também formar cidadãos mais críticos para a construção de uma sociedade mais justa e solidária”.
O deputado estadual Hamilton Pereira (PT), ex-diretor do Sindicato, e o vereador sorocabano Izídio de Brito (PT), ex-presidente da instituição, também prestigiaram a entrega dos certificados.
A formação dos dirigentes terá continuidade em 2013, com a realização de novos módulos.