Busca
Busca
Cultura

Livro Companheiros volta a ser distribuído em Sorocaba

Liminar, solicitada à Justiça pela filha de um personagem do livro no início de dezembro, que proibia a venda da obra

Imprensa SMetal
Foguinho/Arquivo SMetal
Obra já pode ser adquirida na sede do Sindicato, em Sorocaba

Obra já pode ser adquirida na sede do Sindicato, em Sorocaba

O livro Companheiros – A hora e a vez dos metalúrgicos de Sorocaba, que conta a história da organização da categoria profissional na região, superou uma tentativa de censura e voltou a circular no cenário cultural na semana passada. O departamento jurídico do Sindicato dos Metalúrgicos conseguiu derrubar uma liminar, solicitada à Justiça pela filha de um personagem do livro no início de dezembro, que proibia a venda, a divulgação e até a distribuição gratuita da obra.

Daniela Silva Fernandes, filha de Wilson Fernando da Silva, o Bolinha, ex-presidente do Sindicato, falecido em 2008, sentiu-se ofendida porque o livro narra fatos como a luta do pai dela pela redemocratização do Brasil e sua importante participação em greves que defenderam direitos dos trabalhadores nos anos 80.

O juiz Mário Gaiara Neto, da Terceira Vara Cível de Sorocaba, acolheu parcialmente o pedido de Daniela, concedendo a liminar até que o mérito do processo fosse julgado. O Sindicato dos Metalúrgicos, o autor da obra, Carlos Araújo; e a editora Loja de Ideias contestaram a ação de Daniela.

Os demais familiares de Bolinha, como a viúva Lucília e os filhos Francis e Camila, apoiam o conteúdo do livro, bem como se orgulham da militância histórica do sindicalista. Eles inclusive deram declarações judiciais a favor da obra.

Decisão
Além da contestação local, o Sindicato dos Metalúrgicos entrou com recurso no Tribunal de Justiça de São Paulo para derrubar a liminar e garantir a volta da circulação da obra. No início de fevereiro, o Tribunal suspendeu a censura ao livro.

Em seu despacho, o juiz relator, Flavio Abramovici, afirma que “não se vislumbra a possibilidade de dano irreparável ou de difícil reparação à Autora [Daniela], notando-se que, ao que consta, o livro não visa macular a honra do genitor da Autora (ressalte-se que, na contracapa, consta a afirmativa de Luiz Inácio Lula da Silva: “[…] poucas vezes conheci alguém com a perspicácia política, a inteligência e o grau de companheirismo do Bolinha […]”).

Distribuição
Dos 5 mil exemplares de “Companheiros” , metade será doada para bibliotecas públicas, escolas, universidades e sindicatos. A outra metade será distribuída para livrarias da região. Até que essa distribuição seja retomada (ficou paralisada dois meses devido à liminar), o livro pode ser adquirido por R$ 20 no Sindicato dos Metalúrgicos em Sorocaba, rua Julio Hanser, 140, Lajeado.

tags
a hora e a vez dos metalurgicos de sorocaba Bolinha carlos araujo Distribuição do livro livro Livro Companheiros Wilson Fernando da Silva
VEJA
TAMBÉM