Protagonizado por Regina Casé, “Que Horas Ela Volta?” é o próximo filme em exibição no Cine SMetal. A sessão será realizada na quinta-feira, 14, no auditório da sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), às 19h.
O filme faz parte da programação especial de março do Cine SMetal, que neste Mês das Mulheres, apresenta filmes com temáticas relacionadas ao universo feminino. A curadoria é realizada em parceria com o Comitê Popular de Luta Mulheres Pela Democracia.
“Que Horas Ela Volta?” foi lançado em 2015, mesmo ano em que a então presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que amplia os direitos dos empregados domésticos no país. No longa-metragem, Val é uma “fiel” empregada doméstica de uma família rica. A chegada de sua filha gera tensão na casa e, então, faz com que ela comece a questionar esse papel.
Eleito a melhor produção cinematográfica do ano, “Que Horas Ela Volta?” entrou na lista dos 100 melhores filmes brasileiros, segundo a Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), e foi o escolhido pelo Ministério da Cultura entre 8 longas brasileiros para representar o Brasil na disputa pelo Oscar, em 2015. O filme possui mais de 15 prêmios, de iniciativas nacionais e internacionais.
Após a exibição, o Cine SMetal terá um bate-papo com a professora de história e sociologia Fernanda Fontes, do Centro Paula Souza. Ela é diretora regional de Sorocaba do Sinteps (Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza) e, também, participa do Comitê Popular de Luta Mulheres pela Democracia.
Confira o trailer de “Que Horas Ela Volta?”:
Sobre o Cine SMetal
O Cine SMetal, lançado em 2023 com a proposta de ampliar o acesso dos trabalhadores e trabalhadoras a atividades, espaços culturais e ao cinema brasileiro, recebe apoio do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), campus Sorocaba, e do Depois Bar e Arte.
Os interessados em exibir produções cinematográficas no Cine SMetal em 2024 podem entrar em contato pelo WhatsApp (15) 99707-0999 ou e-mail [email protected], para falar com a curadora Renata Rocha.
A entrada é gratuita, mas o SMetal pede a quem puder contribuir com a doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado às entidades cadastradas no Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS). A curadoria e mediação são de Renata Rocha.