Em assembleia realizada nesta segunda-feira, 19, os trabalhadores da Hidráulica aprovaram um reajuste salarial de 6,5%, além da renovação de cláusulas sociais que ampliam os direitos trabalhistas previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Os metalúrgicos também autorizaram o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) a descontar uma taxa referente ao acordo celebrado.
Alessandro Marcelo Nunes (Marcelinho), dirigente do SMetal e responsável pela negociação, destaca a importância de um Sindicato forte para garantir conquistas para a categoria.
“Quando o trabalhador se sindicaliza, ele fortalece um instrumento de luta, além de ter acesso a diversos serviços e benefícios, como assessoria jurídica e o Clube dos Metalúrgicos”, afirma o diretor.
A empresa fica na Vila Espírito Santo, em Sorocaba, e é especializada na produção e instalação de produtos e acessórios galvanizados para telhados.
Campanha Salarial
Devido a morosidade nas negociações coletivas com os patrões, o SMetal está buscando individualmente as empresas para negociar o reajuste salarial da categoria. A expectativa dos metalúrgicos é alcançar um aumento de pelo menos 2% acima da inflação e a renovação das cláusulas sociais contidas nas Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs).
A inflação é medida através do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que ficou em 4,06% até a data-base da categoria, em setembro de 2023.
Os metalúrgicos podem denunciar aqui as empresas que ainda não buscaram o SMetal para celebrar acordo da Campanha Salarial.