Busca
Política

Movimento Defenda Sorocaba também critica revisão do Plano Diretor

Em entrevista coletiva nesta quarta, 19, o empresário Sérgio Reze anunciou a criação do movimento "Defenda Sorocaba", que se propõe a reunir organizações sociais para debater políticas públicas.

Imprensa SMetal
Lucas Delgado/Imprensa SMetal
O empresário Sérgio Reze (em pé) anunciou a criação do movimento em Sorocaba, que é similiar à ONG Defenda São Paulo

O empresário Sérgio Reze (em pé) anunciou a criação do movimento em Sorocaba, que é similiar à ONG Defenda São Paulo

Após a audiência pública nesta quarta-feira, 19, que adiou para janeiro as discussões sobre o Plano Diretor de Sorocaba, o empresário Sérgio Reze deu uma entrevista coletiva para a imprensa, ainda na Câmara, para anunciar a criação de um movimento chamado “Defenda Sorocaba”, que se propõe a reunir organizações sociais para discutir políticas públicas para a cidade.

O Defenda Sorocaba, que segundo o empresário ainda é um movimento “embrionário”, a procura de novos integrantes e apoiadores, terá como primeira atividade cobrar do poder público maior participação da sociedade na elaboração do Plano Diretor, que definirá o modelo de crescimento da cidade pelos próximos dez anos, incluindo composição territorial e exploração imobiliária.

“Por que mexer [no Plano] com essa rapidez? Qual a intenção disso? Porque transformar áreas saudáveis, como chácaras e área rural, em áreas para projetos de habitação?”, questionou Reze durante a entrevista.

O movimento, que “ainda é apenas um ideia”, segundo Reze, pretende ganhar muitos integrantes rapidamente, como associações de moradores, sindicatos, organizações não governamentais e pessoas interessadas em defender que “Sorocaba se desenvolva mantendo sua qualidade de vida para quem aqui reside”.

Ainda segundo Reze, o movimento em Sorocaba é similar ao Defenda São Paulo, fundado há mais de 20 anos.

Primeiros apoios
O vereador Izídio de Brito (PT), que também é diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, estava presente ao lançamento e disse que tanto ele quanto a entidade sindical estão dispostos a colaborar com o movimento.

O vereador Luis Santos (PMN) e a petista Iara Bernardi, que em janeiro deve tomar posse como deputada federal, também participaram do evento, juntamente com empresários de diversos setores e representantes de moradores de bairros.

Nos próximos dias, Sérgio Reze vai contatar possíveis novos apoiadores e consultar um advogado para definir a melhor forma de transformar o Defenda Sorocaba em uma entidade jurídica, como uma organização não governamental (ONG) ou uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP).

Após de tornar uma “pessoa jurídica”, o movimento pretende estabelecer uma sede e divulgar telefone para contatos. Por enquanto, os interessados dispõe apenas de um email para contatar o movimento: [email protected]

tags
defenda sorocaba Iara Bernardi izidio plano diretor Política sérgio reze
VEJA
TAMBÉM