Na terça-feira, dia 27, os trabalhadores da Toyota aprovaram em assembleia a proposta de calendário conforme a necessidade de vendas e produção para 2013. O calendário foi elaborado em acordo entre a fábrica e o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região.
Com a aprovação da proposta, que contém o esquema de compensação dos dias-pontes para feriados, os trabalhadores terão mais tranquilidade para programar seus dias de descanso.
Além da votação do calendário, distribuído a todos os trabalhadores da montadora, os metalúrgicos iniciaram as discussões sobre o formato de negociação da PPR para o próximo ano.
Conceito cutista
Na assembleia, os trabalhadores da Toyota também puderam tirar dúvidas com os dirigentes do Sindicato.
O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, Ademilson Terto da Silva, ainda fez uma explanação sobre o conceito sindical norteado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT). “Nossa central tem história suficiente para conseguir ser combativa e propositiva ao mesmo tempo. A CUT tem acúmulo de trajetória para formular estratégias em defesa dos interesses dos trabalhadores. Não somos como outras centrais que, quando não são submissas aos patrões, partem para o outro extremo, fazer muito barulho para esconder o fato de não terem propostas concretas para apresentar”, afirmou.