Trabalhadores de mais uma empresa da categoria conquistaram acordo da Campanha Salarial 2023 negociado pela diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba (SMetal). Nesta terça-feira, dia 12, foi aprovada a proposta de aumento real nos salários e também no vale-alimentação na Jaraguá, fabricante de máquinas e equipamentos industriais instalada em Sorocaba.
Outro ponto importante conquistado na empresa é que não haverá teto referente ao reajuste, ou seja, o índice será igual para todos, independente da faixa salarial dos trabalhadores e retroativo a setembro de 2023.
Também foi aprovada a renovação por mais um ano de todas as cláusulas sociais na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) do Grupo 2, na qual a empresa faz parte, e o desconto da taxa negocial referente ao acordo da Campanha Salarial.
“As negociações do SMetal vão sempre além da valorização salarial. Buscamos também melhorias em benefícios e, principalmente, a renovação de todos os direitos que foram conquistados com muita luta, que é a nossa Convenção Coletiva”, enfatiza o diretor executivo do Sindicato, Antônio Welber Filho (Bizu), responsável pelas negociações com a Jaraguá.
Entre as principais cláusulas que constam na CCT estão: garantia de adicional noturno de 35% (maior que pela CLT), auxílio creche, estabilidade no emprego pré-aposentadoria e em casos de doença ocupacional e/ou acidente de trabalho, licença-maternidade de 180 dias, entre outras.
A Jaraguá está localizada na zona industrial de Sorocaba e emprega cerca de 200 metalúrgicos.