Os trabalhadores da Wec Cabos, em Sorocaba, aprovaram, em assembleia realizada na tarde da última quinta-feira, dia 9, o acordo que garante reajuste de 6,14% nos salários e manutenção dos direitos previstos na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). O percentual representa 4,06% de reposição da inflação da data-base mais 2% de aumento real.
Negociada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), a proposta prevê ainda que o índice de reajuste será igual para todos, independente da faixa salarial do trabalhador. Na assembleia, foi aprovado ainda o desconto da taxa negocial referente à Campanha Salarial de 2023.
A decisão de discutir acordos individuais foi tomada pelo Sindicato dos Metalúrgicos devido à morosidade e descaso das bancadas patronais, que se recusam apresentar à Federação Estadual dos Metalúrgicos de CUT (FEM-CUT) propostas que atendam às reivindicações dos trabalhadores.
Até o momento, há cerca de 200 empresas com acordos firmados ou aguardando detalhes para finalizar a proposta. Estão em Campanha Salarial cerca de 211 mil metalúrgicos da CUT no Estado de São Paulo, sendo aproximadamente 45 mil na base do SMetal Sorocaba.
A Wec fabrica fios e cabos, tem 127 trabalhadores e fica no bairro Iporanga, em Sorocaba.