Foi aprovado, em assembleia eletrônica realizada entre os dias 7 e 8 de novembro, a proposta de Campanha Salarial 2023 pelos trabalhadores da Steel Connector. O acordo foi negociado pela diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e garante 6,5% de reajuste nos salários, que representa 4,06% da inflação da data-base e 2,34% de aumento real, além da renovação das cláusulas sociais que constam na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
Dos 29 trabalhadores abrangidos no acordo e que tinham direito a voto, 22 participaram da assembleia (quórum de 75,86%). Desses, 20 (90,91%) votaram a favor do acordo e apenas 2 (9,09%) foram contrários.
A ferramenta utilizada pelo Sindicato foi criada por uma empresa especializada em tecnologia. Ela é criptografada, garantindo maior segurança e privacidade.
Nas negociações com as bancadas patronais, a metalúrgica é representada pelo antigo Grupo 10, que não assina Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) desde 2017 e, por isso, os diretores do SMetal firmam acordos individuais, por fábrica.
A proposta foi negociada pelo dirigente sindical Wagner Bueno. Além do reajuste e das cláusulas sociais, foi aprovado também o desconto da taxa negocial referente à Campanha Salarial de 2023.
A Steel Connector faz serviços usinagem, tornearia e solda, fica em Sorocaba e tem 29 trabalhadores. Estão em Campanha Salarial cerca de 211 mil metalúrgicos da CUT no Estado de São Paulo, sendo aproximadamente 45 mil na base do SMetal Sorocaba.