Organizado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o 3º Encontro Nacional de Bancos de Alimentos começa nesta segunda-feira (6), em Brasília.
O encontro, que vai até quarta-feira, 8, irá discutir o panorama atual e os desafios na reestruturação da Rede Brasileira de Banco de Alimentos (RBBA) e conta com a participação de Tiago Almeida do Nascimento, presidente do Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS) e dirigente do SMetal, entre outros dirigentes de bancos de alimentos, presidentes de Conseas, prefeitos, secretários municipais e servidores do MDS.
“O BAS é um projeto que o SMetal mantém há anos com objetivo de contribuir no combate à fome em nossa região e esta troca de experiências é fundamental para alcançarmos nossos objetivos. A articulação dessas entidades fortalece ainda mais a luta contra a desigualdade social no país”, afirma o dirigente.
A programação do evento tem uma agenda diversificada, incluindo mesas de debates, grupos de trabalho, apresentações culturais e experiências de bancos de alimentos. Destaca-se a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre o MDS e a Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen), visando fornecer suporte técnico para a implantação e modernização de bancos de alimentos nas Centrais de Abastecimento (Ceasas) brasileiras.
Sobre o encontro
Segundo o MDS, o evento tem como foco o fortalecimento da qualificação dos bancos de alimentos, o estímulo a ações para redução do desperdício de alimentos no país e a promoção da alimentação adequada e saudável.
Além disso, o encontro busca incentivar políticas e ações públicas que se relacionam com os bancos de alimentos, fortalecendo a segurança alimentar no Brasil.
Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS)
Resultado da campanha Natal sem Fome, que começou a ser organizada na região em 1994, o BAS foi fundado em 2005 com o objetivo de promover a segurança alimentar, o combate à desigualdade social e o desperdício de alimentos.
O BAS atende em média 80 entidades, que recebem alimentos doados por supermercados, pequenos agricultores e permissionários da Ceagesp.