A sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) será palco neste sábado e domingo, dias 28 e 29, da 1ª edição da Feira Literária do SMetal (FLIS), das 9h às 22h. A entrada é gratuita, mas a organização pede a quem puder contribuir a doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado ao Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS).
Durante as mais de 12 horas de programação nos dois dias, o público terá acesso a palestras com grandes nomes da literatura nacional, intervenções culturais, rodas de conversa, venda de livros, além de tendas de alimentação e de artesanato.
No auditório térreo do SMetal, terão estandes de editoras e escritores independentes, com livros disponíveis para venda. Entre os escritores independentes confirmados estão Manoel Francisco Filho do Caminho do Sol, Rogério de Souza, autoras e autores do Clube da Escrita de Sorocaba e da Flaus, Rita Taraborelli, Carlos Araújo, Maria Teresa Ferreira, Jonatas Rosa, Tito Prates e Jéssica Pertile.
Já entre as editoras confirmadas na FLIS estão Companhia das Letras, Grupo Editorial Record, Boitempo, Expressão Popular, Geração Editorial e WMF Martins Fontes (saiba mais sobre cada uma das editoras aqui).
O estacionamento do SMetal estará fechado para carros e, no espaço, terão tendas de artesanato e artes com Vera Pannunzio, Deka Costa, Ramona, Flavia Aguilera, Nádia Xocaira, Ju Araújo e Iris Pina, entre outras artesãs e artistas.
Confira a programação completa da 1ª edição da Feira Literária do SMetal:
Sábado – 28/10
9h: apresentação de Paula Cavaciulk
Palestra de Jessé Souza “Raízes elitistas do Brasil” (Auditório 4º andar);
10h30: Contação de Histórias: livro Honório (Aletria), das escritoras Soraia Uno e Jussara Person.(auditório térreo)
10h45: performance poética Rosa Paiva e Lais Efstathiads: “O Fundo do olho do trabalhador” (auditório térreo)
11h: Palestra de Camilo Vannuchi, pré-lançamento do “Eu só disse o meu nome”(auditório do 4º andar);
14h: Performance da escritora e militante negra Maria Teresa Ferreira e Palestra “Mobilizações político-raciais e o genocídio negro”, da pesquisadora Jaqueline Lima Santos (auditório 4º andar);
15h: show da Paula Cavalciuk (auditório térreo);
15h30: Oficina Mulheres e Luta sobre Mulheres e as escritas de si;
17h: Show da Paula Cavaciuk (auditório térreo);
17h: Edição Especial Cine SMetal: comemoração ao Dia Internacional da Animação 2023, com uma sessão de mostra infantil;
19h30: Edição Especial Cine SMetal com mostra nacional e internacional.
Domingo, 29:
11h: Apresentação do músico Rolando Beltran
Palestra Big Techs e IA: uma nova colonização, de Sérgio Amadeu (auditório 4º andar);
11h: Lançamento do selo infantil Baderninha com contação da história O riso de Luiza de Bruna Burkert. (auditório térreo)
14h: Roda de conversa do Flamas (Fórum de Luta Antimanicomial), exibirá um curta-documentário sobre saúde mental (auditório do 4º andar);
15h: Show de Rolando Beltran, no auditório térreo;
15h: Lançamento do livro “Histórias pra quem dormir: Expondo os contos de fadas para o despertar”, das escritoras do Movimento Atrava-se, Nicole Aun e Alessandra Rodrigues. (Sala 7 do prédio espelhado)
16h: A escritora Débora Brenga oferecerá oficina de escrita criativa “De Hai Kai a Hai Kai se chega a Shangai” (sala 6 do prédio espelhado);
17h30: Tiago Giovanni apresenta o show Toog, com quarteto de jazz;
Palestra de Fernando Morais “Como criar um best-seller” (auditório do 4º andar);
20h: Abertura do sarau, no auditório térreo, com a performance de Rosa Paiva “Em Pele de Folha, Rio me Criou”, com a participação especial de Lauren Archilla, na flauta, e Yolanda Oliva, baixo.
Depois, a música e a poesia continuam a tomar conta na realização do sarau, com microfone aberto até às 22h. no auditório térreo