A executiva do Partido dos Trabalhadores (PT) de Sorocaba anunciou, na noite desta segunda-feira, dia 15, que vai apoiar a candidatura de Renato Amary (PMDB) no segundo turno das eleições municipais.
A reunião de membros da executiva e do diretório do partido aconteceu na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, às 19h30 e durou pouco mais de duas horas e meia.
De acordo com o presidente do PT local, José Carlos Triniti Fernandes, o apoio será oficializado a Amary nesta terça-feira, dia 16, às 15h, no comitê do candidato peemedebista. “Queremos levar ao Renato Amary propostas que a Iara defendeu durante a campanha no primeiro turno”, comentou.
O presidente do partido ressaltou que a decisão ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro foi um pedido do PT nacional e do PT estadual. “O PMDB é um parceiro do governo federal”, acrescentou.
Candidata derrotada à prefeitura, Iara Bernardi (PT) reiterou que o apoio aprovado pelo diretório de Sorocaba faz parte de uma decisão partidária de âmbito nacional. “Não queremos personalizar a discussão. É, enfim, uma questão partidária”, comentou.
Segundo Triniti, a decisão pelo apoio ao candidato do PMDB foi aprovada com ampla maioria. Membros do diretório chegaram, porém, a apresentar propostas de “neutralidade” ou “liberação” para a eleição em segundo turno que ocorre no dia 28 de outubro.
A orientação do PT nacional é fazer aliança com o PMDB principalmente aonde a disputa, no segundo turno, é contra o PSDB.