Busca
Busca
Campanha salarial

Com proposta de 8%, trabalhadores da Emerson retornam às atividades

Além do compromisso de reajuste salarial, a Emerson acordou com o Sindicato dos Metalúrgicos a redução da jornada de trabalho sem diminuição do salário

Imprensa SMetal
Foguinho
Desde a tarde de ontem, representantes da empresa ligada ao grupo 2 estavam em negociação com o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região

Desde a tarde de ontem, representantes da empresa ligada ao grupo 2 estavam em negociação com o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região

Depois de ter a produção parada por 24 horas, trabalhadores da empresa Emerson, que fica na Zona Industrial de Sorocaba, retornaram ao trabalho na manhã desta quarta-feira, dia 26. Os metalúrgicos haviam aprovado em assembleia, na terça, paralisação por tempo indeterminado, até que a empresa apresentasse compromisso de conceder o reajuste salarial de 8% reivindicado pela categoria.

Desde a tarde de ontem, representantes da empresa ligada ao grupo 2 estavam em negociação com o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região. Hoje pela manhã, às 7 horas, o compromisso apresentado pela empresa, de conceder o reajuste – 5,29% de reposição da inflação mais 2,5% de aumento real -, foi aceito em assembleia pelos trabalhadores que já retornaram às suas atividades.

Redução de jornada
Além do compromisso de reajuste salarial, a Emerson acordou com o Sindicato dos Metalúrgicos a redução da jornada de trabalho sem diminuição dos salários. Os trabalhadores que atualmente cumprem jornada de 44 horas semanais passarão para 43 a partir de outubro. Já a partir de 1º de janeiro de 2013,os metalúrgicos da empresa vão ter jornada de 42 horas semanais. A Emerson tem ao todo 520 funcionários.

Outras fábricas
A Apex Tool, que também havia parado na manhã desta terça, também se comprometeu em conceder o reajuste pleiteado pela Federação Estadual Metalúrgica (FEM). Ontem, a produção da fábrica que tem cerca de 550 funcionários ficou parada por meio período.

Já a Wobben, empresa que produz pás eólicas e geradores, está com sua produção parada desde a manhã de segunda-feira, dia 24. Os 575 funcionários continuam em greve até que a empresa apresente compromisso da reposição salarial, conforme a orientação da FEM.

Com as negociações estaduais emperradas, o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região já tem o compromisso de 50 empresas da base, que empregam mais de 15 mil metalúrgicos, de que o reajuste reivindicado de 8% será concedido.

tags
Campanha Salarial Emerson fem
VEJA
TAMBÉM