A 16ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ acontece neste domingo, 27, a partir das 13h, em Sorocaba. O evento terá concentração na Praça Frei Baraúna, na região central, seguindo trajeto pela Avenida Barão de Tatuí, até o Parque Carlos Alberto de Souza, no Campolim.
Com o tema “Democracia Sempre: Políticas de emprego e cidadania para LGBTQIA+”, a concentração para a Parada começa às 12h com testagem rápida para HIV e Sífilis, na Praça Frei Baraúna. Também serão oferecidas orientações sobre prevenção às ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), além da distribuição de preservativos e de panfletos educativos.
O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) é um dos apoiadores da 16ª edição do evento que celebra luta e existência de uma população marginalizada pela sociedade. Na concepção do presidente da entidade, Leandro Soares, a defesa dos direitos da população LGBTQIA+ também faz parte da gama de atuação do SMetal. “Não é preciso pertencer à sigla para conhecer tudo que essas pessoas passam simplesmente por existir e expressarem seu amor. Somos uma entidade que acredita na diversidade como forma de evoluir, resistir e lutar. A luta das pessoas LGBTQIA+ também é nossa”, disse Leandro.
“O Sindicato dos Metalúrgicos é um parceiro fundamental da 16ª Parada, pois mostra mais uma vez que é um sindicato cidadão e inclusivo. Principalmente nesse ano onde temos como tema a questão da empregabilidade para a população LGBTQIA+”, afirma Ronaldo Pires, coordenador e organizador das paradas de Sorocaba e Votorantim.
Ao longo desta semana, diversas atividades estão acontecendo como aquecimento para a Parada. Na quinta-feira, o Cine SMetal exibiu o filme “Deserto Particular”, que fez parte da programação oficial do evento. Já no sábado, 26, às 19h, acontece a apresentação da peça teatral “Armário de Vidro”, no teatro “Pedro Salomão José”. Na parte da noite, tem festa pré-evento, às 23h, na Rua Osvaldo de Jesus, 143.
Após a Parada, no dia 30 de agosto, o Sesc Sorocaba recebe um encontro do projeto “Conversa entre Nós”, a partir das 19h. Todas as atividades são gratuitas e com entrada livre.