Com mais de cem anos de história, a Bardella já foi uma das maiores empresas de Bens de Capital do Brasil. Hoje, a fábrica vive na antessala da falência, em crise financeira causada, entre outros fatores, pelas ações da Lava Jato e seus ataques à indústria nacional. O resultado desta crise foi o desmonte da fábrica de Sorocaba e o rastro de dívidas que a empresa deixou com os funcionários e ex-funcionários.
Proteger os direitos dessas pessoas e lutar pelo fortalecimento das empresas de Bens de Capital, que funcionam como alavanca do progresso industrial, são as prioridades do CSE da Bardella.
Confira algumas das principais reivindicações e lutas da atual gestão (2021 a 2025):
GARANTIR OS SEUS DIREITOS: Em recuperação judicial, a Bardella deixou um rastro de dívidas com seus funcionários e ex-funcionários. O SMetal segue lutando para que a empresa honre suas pendências com os metalúrgicos.
JUSTIÇA: O Sindicato defende e protege os interesses dos funcionários e ex-funcionários da Bardella nas disputas judiciais e extrajudiciais.
TRANSPARÊNCIA: O CSE segue em comunicação permanente com os funcionários e ex-funcionários da Bardella para que fiquem por dentro de tudo o que acontece na empresa.
FORTALECIMENTO DA INDÚSTRIA: A entidade tem lutado pelo fortalecimento da indústria nacional, em especial pelo setor de Bens de Capital. O CSE tem atuado em conjunto com a CUT, a Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT) e a Federação de São Paulo (FEM-CUT/SP), para criar e implementar políticas que protejam este segmento tão importante para o país.
ARRANJO PRODUTIVO LOCAL: Os Arranjos Produtivos Locais (APLs) são conjuntos de empresas localizadas em um mesmo território, que desenvolvem atividades econômicas correlatas e que apresentam vínculos de produção, interação, cooperação e aprendizagem. Essa sinergia fortalece as chances de sobrevivência e crescimento das empresas. O Sindicato defende os APLs para garantir a retomada das obras paradas e pela construção das plataformas petrolíferas, beneficiando a indústria local e fortalecendo os empregos dos metalúrgicos.