Busca
Busca
Reajustes em 2022

Dieese: Em novembro, 94% dos reajustes salariais foram iguais ou acima da inflação

Estudo mostra tendência de melhoria nas negociações salariais; durante o ano, entre as categorias que tiveram melhores resultados está a metalúrgica com 79,1% dos reajustes iguais ou acima do INPC 

Caroline Queiróz Tomaz/Imprensa SMetal
Marcello Casa Jr/Agência Brasil
Levantamento do Dieese também traz um diagnóstico de como foram as campanhas das principais categorias profissionais brasileiras

Levantamento do Dieese também traz um diagnóstico de como foram as campanhas das principais categorias profissionais brasileiras

O mês de novembro de 2022 indica uma tendência de melhoria nas negociações de Campanha Salarial. É o que mostra um estudo feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), divulgado neste mês pela entidade. Cerca de 94%, das 276 negociações de novembro, resultaram em reajustes com percentuais iguais ou acima do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

As negociações que ficaram abaixo do INPC representam 6,5%, segundo o Dieese. O mês de novembro é o que registrou o melhor resultado em 15 meses anteriores e, neste ano, o pior mês foi julho – quando 51,8% das negociações ficaram abaixo do INPC, medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Além dos percentuais, o levantamento do Dieese também traz um diagnóstico de como foram as campanhas das principais categorias brasileiras. Entre os profissionais que tiveram a maioria das negociações de Campanha Salarial abaixo da inflação ficaram: comunicações (73,4%), educação privada (64,4%) e saúde privada com (62,9%).

O destaque positivo fica com os segmentos dos metalúrgicos (79,1%), vestuário (74,4%) e vigilantes (67,6%) – categorias que registraram percentuais de acordos com reajustes iguais ou acima da inflação. Para os metalúrgicos, 46,6% dos reajustes tiveram aumento real, ou seja, o salário ficou acima do percentual inflacionário. Outros 32,9% foram iguais a inflação.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) garantiu que 42 mil metalúrgicos fossem abrangidos com reajuste salarial de pelo menos 9%. A partir das negociações do SMetal e da Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM/CUT-SP), ao menos 95% da categoria, das 13 cidades que compõem a base do Sindicato, foi beneficiada pelos acordos empenhados.

Esse dinheiro, no entanto, não fica restrito somente aos trabalhadores metalúrgicos. “Pensando na cadeia econômica, é um recurso que gira a partir das necessidades do trabalhador. É com o salário que ele faz a compra do mês, enche o tanque do carro, paga contas e/ou dívidas. Portanto, a economia da cidade é beneficiada por essas negociações”, comenta Leandro Soares, presidente do Sindicato.

As negociações da Campanha Salarial de 2022 tem o potencial de injetar até R$15 milhões mensalmente na economia regional. É um dinheiro que parte do bolso dos trabalhadores e trabalhadoras com destino aos mais variados segmentos, como comércio, educação, lazer e cultura.

Você pode conferir o compilado dos dados anuais clicando aqui. Os dados do estudo elaborado pelo Dieese, quanto aos percentuais das negociações de Campanha Salarial, são do Ministério do Trabalho e Previdência.

tags
Campanha Salarial Dieese Dinheiro Economia inflação inpc Metalúrgicos reajuste salarial salário SMETAL
VEJA
TAMBÉM