Busca
Busca
Dezembro Vermelho

Sorocabanos têm testagem e acompanhamento de IST e DST gratuitos

Dezembro é marcado por campanha nacional que visa conscientizar a população sobre a importância de detectar e, acima de tudo prevenir, as doenças e infecções sexualmente transmissíveis

Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal
Centro de Atenção Especializada funciona às quartas-feiras, das 7h às 20h e, nos demais dias da semana, das 7h às 15h30

Centro de Atenção Especializada funciona às quartas-feiras, das 7h às 20h e, nos demais dias da semana, das 7h às 15h30

Colher dois tubos de sangue e esperar vinte minutos. É o que é preciso fazer para sair do Centro Municipal de Atenção Especializada (CMAE) com os laudos de exames laboratoriais que detectam HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C, de forma gratuita e indolor, em Sorocaba.

Basta chegar na recepção, solicitar pelos testes rápidos e apresentar um documento oficial com foto. O atendimento é feito às quartas-feiras, das 7h às 20h e, nos demais dias da semana, das 7h às 15h30. Além dos resultados, a unidade também conta com orientação e aconselhamento logo após a realização do exame – independente do resultado.

De acordo com a Secretaria de Saúde (SES), até o momento, a cidade contabiliza 180 casos confirmados de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e Infeções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), entre homens e mulheres. Acolhimento, orientação e acessibilidade são fundamentais quando o objetivo é prevenir a infecção por patologias dessa natureza já que, atualmente, ainda há desconhecimento e preconceitos que cercam esse assunto.

É justamente com a intenção de promover a prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis que a campanha “Dezembro Vermelho” acontece em todo território nacional.

É preciso testar!

O Ministério da Saúde explica que as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, sendo transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada.

O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. Caso não exista tratamento adequado o quadro pode passar por várias complicações e levar a pessoa, inclusive, à morte. O atendimento, o diagnóstico e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

É importante lembrar que apenas aqueles que procuram realizar o teste terão a comprovação – ou não – de infecções. Por isso, é de extrema importância que a população se sensibilize e procure um dos serviços disponíveis na rede pública (ou particular) de saúde.

Ações são intensificadas na cidade

A Prefeitura intensificou as ações em prol da testagem em massa e detecção precoce. Nesta quinta-feira, 01, quem passar pelo Terminal Santo Antônio poderá receber orientações, preservativos e autotestes, das 16h às 19h.

No próximo sábado, dia 3, das 13h às 21, haverá ação de testagem no Pátio Cianê Shopping. Já, no dia 7, das 16h às 20h, haverá orientações e distribuição de preservativos e autotestes na academia Smart Fit, da Av. Comendador Pereira Inácio, 820, no Jardim Vergueiro.

Para fechar a programação, no dia 18 haverá testagem para pessoas em situação de rua, das 7h às 10h, na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. A instituição religiosa fica na rua Avelino Argento, 386, no Jardim Paulistano.

Também é possível procurar uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) localizadas na cidade. Os testes rápidos são simples: é coletado sangue da ponta do dedo e o resultado fica pronto entre 15 e 20 minutos, servindo para diagnosticar casos de HIV, sífilis e hepatites B e C.

Evento debate o assunto

O auditório do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba (SMetal) será palco do debate “Violência sexual contra as mulheres e a disseminação de HIV/Aids e outras IST”, na quinta, 01, às 19h30. A entrada é gratuita e a ação é uma parceria entre o Conselho Municipal de Direitos da Mulher o projeto Mulheres e Luta.

As convidadas para esse debate são a advogada Emanuela Barros, presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e a enfermeira Daniela Valentim dos Santos, que atua como aconselhadora no programa IST/Aids em Sorocaba. A palestra integra a programação dos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres.

tags
Aids dezembro vermelho doença dsts hepatite HIV infecção ists patologia prevenção sífilis sus testagem teste rapido UBS
VEJA
TAMBÉM