Sorocaba e região vai contar com 13 representantes na Assembleia Legislativa (ALESP), em São Paulo, e na Câmara Federal, em Brasília. São seis deputados federais e sete deputados estaduais eleitos. A maioria deles são de partidos de direita e com histórico de votação contra a classe trabalhadora.
Apenas duas das eleitas são do campo progressista: Erika Hilton, de Itu, que se tornou a primeira transexual eleita deputada federal, e Monica do Movimento Pretas, eleita deputada estadual.
Marcos Pontes, ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações e responsável pelo maior corte de investimentos na área da história, foi eleito senador por SP com mais de 10 milhões de votos.
A eleição presidencial será definida apenas no segundo turno, entre Lula e Bolsonaro. O petista terminou a disputa no domingo, 2, com 48,43% dos votos, enquanto o atual presidente teve 43,20%. No estado de São Paulo, Tarcísio e Haddad se enfrentam no segundo turno. Tarcísio (Republicanos) teve 42,32% dos votos e Fernando Haddad (PT) terminou com 35,70%.
Leia mais: “Me sinto vitorioso”, diz Leandro Soares ao reassumir a presidência do SMetal