Busca
Assembleia

Toyota: Trabalhadores reprovam proposta de calendário da Copa do Mundo

Proposta foi votada pelos metalúrgicos de metalúrgicas da Toyota em assembleia realizada na tarde desta terça-feira, 13; Campanha Salarial também foi assunto abordado pelos representantes sindicais

Imprensa SMetal
Caroline Queiróz Tomaz/Imprensa SMetal
Assembleia contou com a participação dos trabalhadores da Toyota

Assembleia contou com a participação dos trabalhadores da Toyota

Os trabalhadores e trabalhadoras da Toyota reprovaram uma proposta do calendário de compensação de dias durante o período da Copa do Mundo. A reprovação aconteceu na tarde desta terça-feira, 13, em assembleia realizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) para apreciação do tópico.

Os membros do Comitê Sindical de Empresa (CSE), Anderson Andrade Silva, Eduardo Mascarenhas, Evandro da Silva Shimote, Marcelo José da Silva e Márcio de Jesus Ribeiro, estiveram presentes na assembleia e fizeram algumas falas de conscientização do período, principalmente a respeito da Campanha Salarial de 2022, que teve sua data-base no dia 1º de setembro.

O assunto foi abordado também na fala de Silvio Ferreira, presidente interino do SMetal. Ele comentou que o total de perdas salariais da categoria com a inflação desde setembro de 2021, levando em consideração o Índice Nacional dos Preços ao Consumidor (INPC), fechou em 8,83%.

“Nos últimos dois meses, por conta de medidas eleitoreiras vindas do governo, o IBGE registrou o que chamamos de deflação. No entanto, no dia a dia, os trabalhadores continuam a sentir os impactos dos preços dos produtos básicos. O salário da categoria metalúrgica está defasado e, neste sentido, estaremos prontos para lutar por um reajuste salarial que minimize os efeitos da inflação na vida dos companheiros”, disse.

Logo após a assembleia, os representantes do SMetal se reuniram para uma reunião com a direção da montadora japonesa. De acordo com os dirigentes, neste momento a diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos está negociando o reajuste salarial dos metalúrgicos da empresa. Além de conversar sobre as cláusulas sociais da Convenção Coletiva de Trabalho. “É por meio dessas cláusulas que o Sindicato assegura garantias para os metalúrgicos. Estamos falando de ferramentas primordiais na defesa da categoria, que serão defendidas na mesa de negociação”, comenta Silvio Ferreira.

tags
Campanha Salarial metalúrgicas Metalúrgicos toyota
VEJA
TAMBÉM