Propor políticas públicas para o desenvolvimento industrial, qualificação profissional e sustentabilidade para a região de Sorocaba. Com esse objetivo, o presidente interino do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), Silvio Ferreira, se reuniu com o candidato ao governo do Estado de São Paulo, Fernando Haddad (PT), e a vice de sua chapa, Lúcia França (PSB), nesta quinta-feira, dia 24, na sede da entidade.
Na oportunidade, foi entregue aos candidatos um documento com cinco propostas consideradas prioritárias pela direção do Sindicato. A convite do SMetal, o encontro contou ainda com a presença de representantes das multinacionais Toyota e JCB, que apresentaram suas demandas para o fortalecimento da indústria na região de Sorocaba, e do candidato a deputado estadual Leandro Soares (PT), presidente licenciado da entidade.
No documento, a direção do Sindicato traz elementos que demonstram a importância da região de Sorocaba para o desenvolvimento do Estado de São Paulo e também da luta constante da entidade para fortalecer não só a categoria, como toda a indústria da região.
“Temos observado que, apesar do crescimento da categoria nos últimos anos, há uma necessidade constante de aperfeiçoamento não somente da mão-de-obra, quanto da legislação tributária estadual. Despertando assim incentivos aos negócios e gerando mais postos de trabalho na região de Sorocaba”, explica o presidente interino no SMetal.
As propostas pautadas pelo Sindicato são as seguintes: ações que ofereçam um leque maior de cursos profissionalizantes vinculados às novas tendências industriais; melhorias e modernização da zona industrial de Sorocaba; criação de um Bilhete Único Regional para incentivar o uso do transporte público entre os moradores da Região Metropolitana de Sorocaba; apoio na construção do Hospital Público Municipal, uma luta histórica do SMetal, que teve início com a arrecadação de 26 mil assinaturas de eleitores sorocabanos, que culminou num projeto de lei de iniciativa popular, em 2012.
Além das propostas, no documento, o Sindicato cobra o compromisso de Fernando Haddad, caso eleito governador do Estado, com importantes áreas como educação, cultura, meio ambiente, assistência social, segurança alimentar, entre outras, que são fundamentais para a vida da classe trabalhadora.
Durante o encontro, foram debatidos ainda outros temas, como o crédito do ICMS referente à exportação; incentivos à produção local e criação de novos postos de trabalho, transição tecnológica e os desafios para a implantação de uma política de mobilidade sustentável no país.
Compromissos
De acordo com Silvio Ferreira, o documento foi muito bem recebido pelo candidato, que se comprometeu, caso eleito, a discutir as propostas e as demandas da indústria com o Sindicato e as empresas da região. O documento entregue ao ex-ministro Haddad foi elaborado a partir das diretrizes definidas pela diretoria para o atual mandato (2021-2025).
“O encontro foi extremamente importante para debatermos projetos que vão beneficiar a vida da classe trabalhadora a curto, médio e longo prazo. E foi muito gratificante observar que o plano de governo de Haddad está alinhado com o que defendemos como prioridade de lutas deste Sindicato em prol não só da categoria, mas sim da classe trabalhadora como um todo, que é um desenvolvimento regional sustentável e profissionalização da mão-de-obra, a fim de criar empregos de qualidade”, ressalta.
Ao encontro com um dos temas discutidos na reunião, que é a qualificação profissional, em entrevista coletiva à imprensa sorocabana, Fernando Haddad, que foi ministro da Educação entre 2005 e 2012, enfatizou que para uma efetiva reindustrialização, tão necessária no Estado, é imprescindível investir em educação de qualidade.
“Quando criamos o Instituto Federal e espalhamos 600 unidades pelo país, foi justamente para não deixar faltar a força de trabalho necessária para a reindustrialização. Somente nessa região, há seis unidades do Instituto Federal. Só que esse processo parou e está retrocedendo com os cortes do Ministério da Educação”, criticou.
E completou: “eu quero aproximar a rede estadual do modelo da rede federal, para formar o jovem no ensino médio com a mesma qualidade de um coreano, australiano, canadense. Porque os nossos jovens são tão inteligentes quanto, só precisam da infraestrutura e do projeto pedagógico adequado para formá-los para a vida”.
Além de Sorocaba, nesta quarta-feira, 25, a comitiva de Haddad, que contou com as presenças de sua vice Lúcia França (PSB) e do candidato ao senado Marcio França (PSB), visitou as cidades de Sorocaba e Itapetininga e se reuniu com lideranças, políticos e militantes da região.