Neste sábado, 13, os movimentos políticos e sociais de Sorocaba se reúnem no ato “Mais amor, menos ódio”, a partir das 09h da manhã, na Praça Coronel Fernando Prestes. A ação tem como objetivo dialogar e debater sobre a temática Direitos Humanos, neste mês em que se celebra o Dia Nacional dos Direitos Humanos.
De acordo com o Levante Popular da Juventude, um dos movimentos que participa da construção da manifestação, o ato terá momentos de falar políticas de lideranças de Sorocaba, além de shows e intervenções de artistas locais. Algumas dinâmicas lúdicas, como entrega de flores, também estão inclusas.
O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) também faz parte da organização e estará presente no ato que homenageia Margarida Maria Alves, líder sindicalista que foi brutalmente assassinada durante a Ditadura Militar no Brasil a mando de usineiros em 1983, por conta do trabalho árduo que empenhava na região rural de Alagoa Grande, na Paraíba.
Para o presidente interino do SMetal, Silvio Ferreira, é imprescindível falar sobre o tema nos dias atuais. “Desde 2018, com a eleição de Jair Bolsonaro, é nítida a onda conservadora que recaiu sobre o país. Temos líderes importantes incentivando a violência contra a vida e instigando comportamentos que vão contra as premissas da defesa dos Direitos Humanos. Neste ato, reafirmamos o nosso potencial enquanto agentes de mudança na sociedade”, afirma.
A ação também terá outras organizações na construção sendo: Levante Popular da Juventude; SMetal; OAB direitos humanos; Movimento LGBTQIA+ Região Metropolitana; Consulta Popular; Movimento Negro Unificado – Sorocaba; MOBRAPO; Banco de Alimentos (BAS); IGECI; DCE Livre – UFSCar; CUT; Comitê Popular de Lutas Mulheres por Haddad e Lula; Comitê Antirracista de Sorocaba e Região; Conselho Municipal da Mulher de Sorocaba e Movimento dos e das Trabalhadoras Rurais Sem Terra.