Busca
Busca
Meio Ambiente

Prefeitura é cobrada durante lançamento do Limpa Óleo

Durante evento nesta sexta, o secretário de Parcerias ouviu cobranças de participantes do projeto sobre a política ambiental do governo Vitor Lippi

Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal
Programa Limpa Óleo foi lançado na manhã de sexta-feira, dia 18, no auditório do jornal Cruzeiro do Sul

Programa Limpa Óleo foi lançado na manhã de sexta-feira, dia 18, no auditório do jornal Cruzeiro do Sul

Apesar do clima cordial e otimista no lançamento do Programa de Reciclagem Limpa Óleo, na manhã de sexta-feira, dia 18, o secretário de parcerias Fernando Oliveira não escapou de algumas cobranças de participantes do projeto sobre a política ambiental do governo Vitor Lippi (PSDB).

A presidente do Ceadec agradeceu os elogios do representante do prefeito ao projeto, mas cobrou ações concretas de apoio, como a adesão da rede municipal de ensino ao programa Limpa Óleo. O secretário não respondeu à cobrança de Rita.

Projetos de lei
Já o vereador Izídio de Brito (PT), que participou do evento como representante da Câmara e do Sindicato dos Metalúrgicos, lembrou que ele mesmo é autor de dois projetos de lei que tratam da coleta seletiva e que não contam com o apoio da prefeitura.

Um dos projetos de Izídio prevê a remuneração de catadores, pela prefeitura, por tonelada de materiais recicláveis coletados. Desde 2009 a prefeitura estuda implantar a remuneração, mas até agora não o fez.

O ex-secretário de parcerias, Carlos Laino, que apoiava a remuneração de catadores, mas saiu da prefeitura por divergências com a administração de Vitor Lippi (PSDB), estava presente ao lançamento nesta sexta.

Outro projeto de lei do vereador Izídio, que está tramitando na Câmara, dá desconto de 30% na taxa municipal do lixo aos moradores que aderirem a programas de reciclagem reconhecidos pelo poder público.

“Para ampliar a reciclagem, o poder público deve atuar em duas vertentes: remunerar os catadores e premiar o munícipe que colabora com a coleta seletiva. Os projetos do meu mandato procuram ajudar nesse sentido; e por isso eu esperava contar com o apoio do governo municipal”, afirma Izídio.

Limpa Óleo
O Limpa Óleo é uma realização do Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania (Ceadec) e conta com o apoio do jornal Cruzeiro do Sul e do Sindicato dos Metalúrgicos.

A meta do programa é cobrir 60 mil residências dentro de poucos meses, além de escolas, fábricas e outras instituições que queiram aderir ao programa.

Para alcançar esse objetivo, o Limpa Óleo quer instalar 170 LEV (Local de Entrega Voluntária), que são dispositivos especialmente desenhados para receber garrafas PET de dois litros cheias de óleo residual de cozinha.

No dia do lançamento já havia 21 locais cadastrados para receber o LEV. Condomínios, escolas, associações e empresas interessadas em instalar um dispositivo de coleta devem entrar em contato com o programa podem ser feitos pelo telefone 15-3018-2838 ou pelo email [email protected]

Leia Também: Programa Limpa Óleo começa com adesão de sete mil residências

tags
ceadec Hamilton izidio limpa óleo meio ambiente reciclagem
VEJA
TAMBÉM