Busca
Busca
Saúde

Campanha do Hospital Municipal protocola amanhã projeto na Câmara

A coordenação da campanha em prol da construção de um hospital público municipal em Sorocaba protocola amanhã, dia 15, às 10h, na Câmara de Vereadores, o projeto de lei de iniciativa popular

Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal
Total de assinaturas foi apurado entre sábado e segunda-feira, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos

Total de assinaturas foi apurado entre sábado e segunda-feira, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos

A coordenação da campanha em prol da construção de um hospital público municipal em Sorocaba protocola amanhã, dia 15, às 10h, na Câmara de Vereadores, o projeto de lei de iniciativa popular que trata do assunto.

Resultado de dois meses de campanha, que coletou adesões em vários pontos da cidade, o projeto de lei reúne 26.537 assinaturas de eleitores sorocabanos que apoiam a construção da nova unidade de saúde.

“Poderíamos ter coletado muitas mais assinaturas, mas o projeto exige que a pessoa preencha o número do título de eleitor, o que dificulta a adesão nas fábricas e outros locais, visto que não é costume a pessoa andar com o documento”, afirma Ademilson Terto da Silva, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, uma das instituições que coordenou a campanha.

Vereadores
O vereador Izídio de Brito (PT), apoiador da iniciativa, comprometeu-se a recepcionar a campanha do Hospital Municipal amanhã na Câmara e diz que pedir urgência aos demais vereadores na tramitação do projeto.

O vereador petista é autor de uma emenda, aprovada nas Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de Sorocaba, em junho de 2011, que prevê a construção do hospital. Mas a emenda não foi executada pelo prefeito Vitor Lippi (PSDB). Izídio também apresentou uma emenda ao Orçamento deste ano sobre o mesmo tema, mas a proposta foi derrubada em plenário.

6 mil folhas
As 26 mil assinaturas do projeto estão distribuídas em cerca de 6 mil folhas tamanho A4, onde constam um cabeçalho padrão sobre a criação do hospital municipal, o nome e a assinatura do eleitor de Sorocaba, o número do título eleitoral, a zona e a seção de votação.

Para dar entrada na Câmara, o projeto de lei de iniciativa popular precisa ter a adesão de pelo menos 5% do eleitorado de Sorocaba. Como a estimativa de eleitores da cidade este ano é de 440 mil pessoas, os 5% representam 22 mil assinaturas.
A campanha pelo hospital, portanto, superou em mais de quatro mil assinaturas a exigência prevista na Lei Orgânica do Município.

Mais de 300 adesões já foram descartadas pela coordenação devido a falhas no preenchimento, como falta de título de eleitor ou de seção eleitoral. “Por isso acreditamos que as 26.537 assinaturas que vamos protocolar amanhã serão consideradas válidas”, afirma Terto.

tags
Hospital Municipal izidio saúde
VEJA
TAMBÉM