Nesta terça-feira, 19, o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) terá uma reunião com representantes da empresa Metalac. O encontro irá tratar de temas de interesse dos trabalhadores e trabalhadoras como os avanços quanto ao convênio médico, a construção do Programa de Participação nos Resultados (PPR) de 2022, avaliação das ações da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) além, claro, da saúde e segurança dos metalúrgicos.
Essa reunião acontece após um acidente grave envolvendo funcionários na Metalac quando, na madrugada do dia 18 de junho, dois trabalhadores se acidentarem enquanto realizavam um procedimento de manutenção no tratamento superficial Zilk Flake.
Os dois homens foram levados para o hospital com dois quadros clínicos diferentes. Em um dos casos, o metalúrgico precisou tratar alguns ferimentos leves e foi liberado no mesmo dia. No entanto, o outro companheiro teve que realizar uma cirurgia de emergência, que colocou sua vida em risco. Depois deste susto, ele se recupera em casa.
À época, o Comitê Sindical de Empresa (CSE) e o Sindicato dos Metalúrgicos realizaram um protesto de três horas em frente à empresa. Como resultado desta ação, agendaram a reunião em questão para tratar deste caso e outros que também fazem parte do espectro de saúde e segurança dos trabalhadores.
Izídio de Brito, que é Secretário de Organização do SMetal e membro do CSE na Metalac, comenta que após este encontro serão realizadas assembleias informativas em todos os turnos, para atualizar os companheiros quanto aos encaminhamentos tirados desta reunião.
Outros pontos
Além da saúde e segurança, o Sindicato irá apresentar outros temas para apreciação da empresa, sendo eles: Revisão da forma de compensações dos dias pontes; averiguar a situação de todos prestadores de serviços e PJs na fábrica em relação aos benefícios e Convenção Coletiva de Trabalho e crescimento dos valores do vale compra e flexibilização dos critérios a partir de setembro.
Todas as atualizações a respeito do caso dos acidentados, e do andamento dos tópicos listados, serão feitas por meio das redes sociais do Sindicato e do Portal SMetal. Acompanhe!