Na manhã desta terça-feira, 21, começou a temporada de inverno no Brasil. A estação, que vai até o dia 22 de setembro, é marcada por um período menos chuvoso nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e parte do Norte e Nordeste. Enquanto os maiores volumes de chuva concentram-se sobre o noroeste da Região Norte, leste do Nordeste e parte da Região Sul do Brasil.
Para este ano, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que os moradores dos estados que compõem a Região Sudeste do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, podem esperar um inverno com temperaturas que estejam dentro ou cima da média (abaixo dos 22ºC).
O Inmet, no entanto, não descarta a possibilidade da ocorrência de geadas, que podem ser trazidas pela entrada de massas de ar frio vindas do Sul do país. Nesta região, o órgão alerta que haverá incursão de massas de ar de origem polar, em especial nos meses de julho e agosto. Este movimento poderá acarretar em temperaturas ainda mais frias no Sudeste.
Quanto às geadas, o destaque ficará para as regiões de altitude elevada – que são mais propícias para a formação das camadas de cristais de gelo que ficam nas superfícies e aumentam, ainda mais, a sensação térmica de frio.
Solidariedade
Ainda durante outono deste ano, São Paulo enfrentou dias de temperaturas muito baixas, chegando aos 4,8°C em algumas localidades. Com essas mudanças climáticas, a única coisa que permanece a mesma é a tratativa do governo para com a população que vive nas ruas.
“O poder público, na maioria dos casos, sugere medidas paliativas que não terão continuidade. Ver notícias de gente que morre em virtude do frio não é mais novidade por aqui”, comenta Silvio Ferreira, presidente interino do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal). Ele recorda que, diante dessa situação, as entidades e a população se organizam para fazer, muitas vezes, o papel de estado.
Foi pensando em contribuir para um ciclo de solidariedade, que o SMetal lançou a Campanha do Agasalho de 2022. As doações estão sendo recebidas na sede da entidade, no Clube dos Metalúrgicos e nas fábricas metalúrgicas.
Sindicato dos Metalúrgicos lança Campanha do Agasalho; veja como doar
Os interessados em ajudar podem doar roupas de frio e cobertores em bom estado. Toda doação será destinada para pessoas em situação de rua.