Busca
Busca
Conquista

Na Bosch, trabalhadores aprovam proposta de PPR com 12,35% de aumento

Benefício foi negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e será pago em duas parcelas, sendo a primeira já para junho de 2022; saiba como foi a assembleia

Imprensa SMetal
Caroline Queiróz Tomaz
Proposta foi votada em assembleia realizada na tarde desta quarta-feira, 01, na Bosch

Proposta foi votada em assembleia realizada na tarde desta quarta-feira, 01, na Bosch

Os trabalhadores e trabalhadoras da Bosch aprovaram uma proposta do Programa de Participação nos Resultados (PPR) de 2022. O acordo, negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), foi aprovado com a maioria dos votos em uma assembleia realizada na tarde desta quarta-feira, 01, em frente à empresa.

Se comparado ao que foi negociado em 2021, o valor do PPR dos metalúrgicos da fábrica aumentou 12,35%. O benefício será pago em duas parcelas, sendo a primeira ainda em junho de 2022 e a segunda será acertada em janeiro de 2023 – atrelada a metas e resultados estipulados pela empresa.

A negociação contou com a participação do Comitê Sindical de Empresa (CSE) que é formado pelos dirigentes sindicais Wagner Bueno (Sorveteiro), Alex Tadeu Antunes (Tatu), André Luiz Zalla, Simão Ramos de Almeida.

Na visão do dirigente sindical, Wagner Bueno (Sorveteiro), a conquista do benefício com aumento vem em um ótimo momento. “Nós sabemos que o salário está defasado e o custo de vida está alto. Garantir um PPR com uma primeira parcela alta e com crescimento de mais de 12% é direcionar um recurso a mais para o bolso de cada trabalhador. Isso com certeza fará a diferença no orçamento dessas famílias”, defende Sorveteiro.

Outro ponto de destaque é que, caso o trabalhador seja dispensado, terá o direito a receber o PPR proporcional já em sua rescisão.

Campanha Salarial

A fala do dirigente sindical vai ao encontro dos últimos dados que mostram que, desde a última data-base (setembro 2021), o salário dos metalúrgicos já tem 8,66% de perdas inflacionárias. Isso significa, em linhas gerais, que o poder de compra da categoria desvalorizou desde então. Nesta conta ainda faltam os meses de maio, junho, julho, agosto e setembro para o fechamento do percentual utilizado na Campanha Salarial – que é medido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

“Neste ano iremos ver, novamente, uma inflação acima dos dois dígitos, como em 2021. Mais uma vez a Campanha Salarial será desafiadora. Iremos à luta com o objetivo de repor essas perdas e buscar o melhor acordo para a categoria”, explica Silvio Ferreira, presidente interino do SMetal.

Na próxima sexta-feira, 03, a Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM/CUT-SP) e os sindicatos filiados entregam a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2022 para as bancadas patronais. Todos os pontos desse momento estarão aqui no Portal SMetal, fique de olho.

tags
aumento Bosch Campanha Salarial crescimento FEM/CUT-SP inflação ppr 2022 Programa de Participação nos Resultados sorveteiro
VEJA
TAMBÉM