Busca
Busca
Jurídico

Jaraguá: SMetal esclarece dúvidas dos metalúrgicos sobre ação do FGTS

Em 2014, a entidade entrou com processo para garantir o direito dos trabalhadores referente ao FGTS, que não estava sendo depositado há mais de um ano; ação está em análise do cálculo homologado

Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal
Assembleia com os trabalhadores da Jaraguá aconteceu nesta sexta-feira, 29, na porta da fábrica

Assembleia com os trabalhadores da Jaraguá aconteceu nesta sexta-feira, 29, na porta da fábrica

A diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) realizou uma assembleia na Jaraguá, em Sorocaba, nesta sexta-feira, dia 29, para esclarecer as novidades sobre a ação judicial dos trabalhadores da fábrica referente a atrasos no depósito do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

De acordo com o diretor executivo do SMetal, Antônio Welber Filho (Bizu), em 2014, a entidade entrou com processo para garantir o direito dos trabalhadores referente ao FGTS, que não estava sendo depositado há mais de um ano.

“Recentemente, houve uma homologação de valores por parte da Justiça, mas o jurídico SMetal impugnou um ponto específico e agora aguarda essa análise, por isso, ainda não foi concluído. Os advogados do Sindicato estão acompanhando tudo de perto e, qualquer novidade, traremos aqui aos trabalhadores”, informou.

O tema voltou à tona devido a novos atrasos nos depósitos por parte da empresa. Os trabalhadores também estavam preocupados com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de que só se pode pleitear na Justiça o depósito do FGTS dos últimos cinco anos, não mais de 30 anos. “No caso da Jaraguá, como a ação judicial é de 2014, a prescrição prevista é de 30 anos e a apuração até abril de 2021, data dos cálculos homologados”, esclarece a advogada Érika Mendes.

Bizu enfatizou ainda na assembleia que não é uma questão rápida levando em consideração a situação da empresa, que se encontra em Recuperação Judicial, mas garantir os direitos dos trabalhadores da Jaraguá é um dos compromissos do Sindicato assumido desde o início da crise na empresa. “Contem sempre com o SMetal e tenham a certeza de que estamos à disposição para tirar dúvidas e receber denúncias de irregularidades”, enfatizou.

1º de Maio dos Metalúrgicos

Além das informações sobre a questão do FGST, outro tema importante abordado durante a assembleia foi a festa do 1º de Maio de Luta dos Trabalhadores e Trabalhadoras, que será realizada neste domingo, a partir das 14h, no Parque das Águas.

Emicida e francisco, el hombre são algumas das atrações musicais confirmadas no evento, que contará ainda com artistas locais, área recreação das crianças, serviços para a população e área de alimentação. A atividade é aberta ao público e gratuita.

Todas as novidades sobre o evento estão disponíveis no Portal SMetal e nas redes sociais do Sindicato (Instagram / Facebook).

tags
ação atraso deposito fgts Fundo garantia Homologação jaraguá jurídico processo sindicato SMETAL
VEJA
TAMBÉM