Busca
Busca
Um mês para tirar o título!

Eleições 2022: Jovens têm até o dia 4 de maio para tirar o título de eleitor

Campanhas têm alertado para a importância de os jovens escolherem seus representantes este ano e ajudarem a decidir os rumos que o Brasil deve tomar; SMetal disponibilizou serviço de regularização

Imprensa SMetal
Fábio Pozzebom/Agência Brasil
Eleições acontecem no dia 2 de outubro e definem os rumos do Brasil para o próximo ano

Eleições acontecem no dia 2 de outubro e definem os rumos do Brasil para o próximo ano

Termina no dia 4 de maio o prazo para os jovens de 15 a 17 anos tirarem o título de eleitor para poder escolher e votar em seus candidatos nas eleições de 2 de outubro quando serão escolhidos deputados estaduais e federais, governadores e o presidente da república.

Para os jovens brasileiros da faixa etária citada acima, o voto é facultativo, mas eles representam parte significativa da população brasileira. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os jovens entre 15 e 29 anos correspondem a 23% da população brasileira, somando mais de 47 milhões de pessoas.

Na semana do dia 16, chamada de “Semana do Jovem Eleitor”, organizada pelo TSE, foram emitidos 96.425 novos títulos em todo o Brasil e no exterior para jovens com 15 a 18 anos. E a adesão não parou de crescer. Segundo os dados da Justiça Eleitoral, até o dia 21 de março, 854.685 jovens de 15 a 18 anos já haviam solicitado a emissão do primeiro título de eleitor.

Como tirar o título?

Com o avanço da tecnologia, o passo a passo ficou mais confortável, já que o processo pode ser feito pela internet no site Título.Net, onde o passo a passo está explicado. Portanto, leia atentamente as instruções.

O primeiro dos procedimentos, vale ressaltar, é digitalizar documentos; o que pode ser feito tirando fotos pelo celular, por exemplo. Faça também uma selfie segurando, ao lado de sua face, o documento oficial de identificação, mostrando o lado da foto.

De cara limpa: o TSE proíbe adereços, vestimentas ou aparatos, como óculos e bonés, que impossibilitem a completa visão da face. As imagens dos documentos também devem estar totalmente legíveis, sob pena de indeferimento do requerimento. O tamanho máximo por arquivo é de 10 MB e os formatos aceitos são PNG, PDF e JPG.

Os documentos são:

Documento oficial de identidade com foto (frente e verso);
Comprovante de residência recente (no caso de transferência, prazo mínimo de três meses no novo endereço);
Comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (quando houver débito);
Comprovante de quitação do serviço militar, para o alistamento, sendo o requerente do sexo masculino).

Após a digitalização é preciso acessar o link “iniciar seu atendimento â distância” (está no fim da página), selecionar a opção “não tenho” na guia “Título de eleitor” e preencher todos os campos indicados com os dados pessoais, como nome completo, e-mail, número do RG e local de nascimento.

O processo será analisado pelo TSE após o envio da documentação e preenchimento de dados e, então, o título estará pronto. Para acessá-lo é necessário instalar em seu dispositivo (celular) o aplicativo E-Título, disponível para Android e IOS.

Presencial

Outra opção é ir munido de todos os documentos mencionados ao cartório eleitoral mais próximo de sua casa. Endereços podem ser consultados nos Tribunais Regionais Eleitorais. Na barra de endereços de seu navegador, digite www.tre.(sigla do seu estado).jus.br.

SMetal incentivando a cidadania!

O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) também realiza uma campanha para incentivar não somente os jovens, mas toda a população que precisa regularizar a situação do título de eleitor. Desde segunda-feira, 4, a entidade disponibilizou a sala de informática da sede para quem quiser auxílio em processos de regularização, transferência e emissão do título de eleitor.

O serviço é aberto para o público em geral, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e conta com uma profissional capacitada para auxiliar no procedimento. A sede do Sindicato fica na rua Júlio Hanser, 140, perto da Rodoviária e do Terminal São Paulo.

tags
bolsonaro Brasil campanha Eleições 2022 jovens título de eleitor
VEJA
TAMBÉM