Na manhã desta terça-feira, 29, os trabalhadores e trabalhadoras da Bandai aprovaram uma proposta de calendário de dias pontes – que foi negociada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal).
Serão compensados os dias 22 de abril (Tiradentes), 17 de junho (Corpus Christi) e 14 de novembro (Proclamação da República).
O dirigente sindical Wagner Bueno (Sorveteiro) conversou, durante a assembleia, sobre outros pontos de interesse com os metalúrgicos. Em um primeiro momento, falou diretamente com os contratados temporariamente por uma empresa de Recursos Humanos.
Segundo o dirigente, esses trabalhadores geralmente entram com um contrato que tem seis meses de duração e, após esse período, têm o vínculo renovado por mais sessenta dias. Somente após esses nove meses, é que a Bandai realiza a contratação oficial dos temporários. “Precisamos construir com a fábrica uma política que estabeleça um prazo mais curto para a efetivação. Isso para que o metalúrgico possa ter mais segurança e estabilidade quanto ao seu posto de trabalho”, comenta.
Além disso, ele também recordou sobre a importância da sindicalização como forma de fortalecer a luta em prol da categoria e pontuou, ainda, quais são os benefícios que o SMetal oferece para os seus associados. O dirigente falou sobre o Clube dos Metalúrgicos, a Colônia de Férias em Ilha Comprida e, também, sobre a atuação do departamento jurídico; entre outras vantagens associativas.
A Bandai do Brasil fabrica fios, cabos e condutores elétricos e fica no bairro Cajuru, em Sorocaba.