Busca
Busca
SAIBA MAIS

Racionamento: rodízio no abastecimento de água é prorrogado até 2 abril

O nível atual da represa de Itupararanga é de 47,27% da capacidade, no início do rodízio esse número chegou a 18,5%. Já os sistemas Castelinho e Ipaneminha, que também fazem parte do sistema de abastecimento da cidade, operam em 100% da capacidade

Foguinho/Imprensa SMetal
Prorrogação do rodízio de água deve ser a última em Sorocaba

Prorrogação do rodízio de água deve ser a última em Sorocaba

O rodízio no abastecimento de água de Sorocaba, que teve início no dia 17 de janeiro deste ano, foi prorrogado por mais 16 dias e seguirá até 2 de abril. O anúncio foi feito pela Prefeitura Municipal na tarde desta quinta-feira, 17. Além disso, haverá redução de uma hora no corte de água que será das 22h às 5h.

O nível atual da represa de Itupararanga é de 47,27% da capacidade, no início do rodízio esse número chegou a 18,5%. Já os sistemas Castelinho e Ipaneminha, que também fazem parte do sistema de abastecimento da cidade, operam em 100% da capacidade.

A última prorrogação do racionamento aconteceu em fevereiro. Até o momento 7,5cm do nível da represa foi economizado. Segundo a Prefeitura, essa será a última extensão do rodízio. A expectativa é que até abril o volume de Itupararanga chegue a 50%.

Desassoreamento Rio Sorocaba

Durante coletiva de imprensa, a prefeitura também anunciou a obra de desassoreamento do Rio Sorocaba e do córrego Itanguá. O investimento é de R$ 10 milhões e virá do Governo do Estado de São Paulo.

A execução da obra tem prazo de duração de três meses para o córrego e de seis meses para o Rio Sorocaba. Serão usados tratores, basculantes e escavadeiras na operação que afetará 9,2km do curso. Os pontos serão: Radial Norte, Parque das Águas, na rua Saliba Mota, Jardim Iguatemi, subestação da CPFL, Usina Cultural, Praça Lions, Terminal São Paulo e ponte Pinheiros.

O desassoreamento tem como objetivo remover os bancos de areia e consequentemente melhorar o escoamento da água. É estimado que serão retirados 60 mil m3 , o que corresponde a seis mil caminhões do material.

De acordo com o atual governo, uma obra como essa foi feita pela última vez há 20 anos.

tags
abastecimento água Economia Itupararanga represas Rodizio Sorocaba
VEJA
TAMBÉM