Os dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) estiveram na Schaeffler na última terça-feira, 22, para falar sobre algumas pautas. Na assembleia, os trabalhadores receberam esclarecimentos sobre diversos temas que o SMetal tem articulado para negociações com a empresa. Nesta quarta-feira, 23, a entidade vai estar presente no terceiro turno para apresentar as mesmas pautas.
Um dos primeiros pontos explicados pelo vice-presidente do SMetal, Valdeci Henrique da Silva (Verdinho), foi a respeito do plano de saúde. Recentemente, os metalúrgicos tiveram conhecimento de que o convênio poderá sofrer alterações. “Já estamos em contato com a Schaeffler para entender toda a situação e buscar o que for melhor para os companheiros”, afirmou Verdinho.
Além deste assunto, Verdinho também comunicou que o lanche terá melhorias e também será servido para os trabalhadores do primeiro e segundo turno que tiverem expediente aos sábados. Os membros do CSE: Claudinei Hader (Coelho), Josué dos Santos, Roque Medeiros de Souza, Sebastião Aranha de Moraes (Aranha) e Sidnei Morales Hernandes também estiveram presentes no encontro.
Leandro Soares, presidente do SMetal, falou durante a assembleia sobre a importância da mobilização na Campanha Salarial do último ano e alertou, ainda, para os desafios que a categoria terá pela frente. Ele lembrou das recentes tentativas de retiradas de direitos – exemplificando com o projeto que quer diminuir a multa do FGTS de 40% para 25%. “Para que a classe trabalhadora volte a ter valorização no seu salário, volte a ter poder de consumo e viver bem, precisamos pensar a longo prazo. Não podemos mais votar em candidatos e candidatas que não representem os trabalhadores. Porque a corda estoura para o nosso lado. Por isso, neste ano, vamos votar conscientemente, companheiros”, disse.
Verdinho aproveitou a ocasião para agradecer os trabalhadores pelas doações do Natal Sem Fome de 2021 e enfatizou que o Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS) opera suas atividades durante todo o ano.