Os trabalhadores e trabalhadoras mensalistas da Metso aprovaram nesta terça-feira, 01, propostas de banco de horas e calendário de dias-pontes negociadas pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal). A votação valeu para as plantas fundição e equipamentos e teve início na segunda-feira, às 15h, sendo finalizada nesta tarde.
A assembleia virtual contou com a participação de 201 de 293 trabalhadores, cerca de 68,20% dos votantes. A maioria disse sim à proposta, que recebeu 98,01% dos votos favoráveis. Em contrapartida, 1,49% dos mensalistas foram contra e houve apenas uma abstenção, representando 0,50% do percentual.
“A proposta permite que os metalúrgicos possam prever quais serão os seus momentos de folga, tendo a possibilidade de planejar o seu tempo livre com a família e amigos. O SMetal enxerga o trabalhador para além da fábrica e entende que lazer e diversão é também uma pauta pela qual prezamos” comenta Francisco Lucrécio Junior Saldanha, diretor executivo do SMetal e responsável pelas negociações com a Metso.
O sistema de votação eletrônico foi desenvolvido pelo Sindicato em parceria com a Pandora Soluções, conta com tecnologia que garante o sigilo do voto, ou seja, nem a empresa nem o sindicato conseguem saber como o trabalhador votou.
A empresa fica no bairro Iporanga, em Sorocaba, tem mais de 900 trabalhadores e faz fundição de ferro e aço.