A Sanoh do Brasil atendeu à pauta de valorização salarial do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba Região (SMetal) e, após intensa negociação com a diretoria da entidade, foi garantido 11% de reajuste nos salários dos trabalhadores da sistemista, retroativo a setembro. Além disso, com a negociação da Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM-CUT/SP), foram renovadas as cláusulas sociais da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) até 2023.
Para Silvio Ferreira, secretário-geral do SMetal e diretor responsável pelas negociações com a Sanoh, a decisão do Sindicato de buscar a valorização salarial dos trabalhadores de empresas onde havia margem para crescimento tem dado bons resultados.
“Apesar da crise em vários setores, a produção da maioria das metalúrgicas não parou com a pandemia da Covid-19, muito pelo contrário. Várias delas estão com alta demanda e, inclusive, contratando novos funcionários. Por isso decidimos buscar melhorias para esses trabalhadores”, conta.
A sistemista faz parte do Grupo 3, que havia garantido reajuste de 10,50% durante negociação da Federação e que foi aprovada pela categoria em assembleia geral do Sindicato. Com a pauta de valorização do SMetal, além do INPC, os metalúrgicos da Sanoh conquistaram 0,53% de aumento real. Já a Convenção Coletiva, com todos direitos dos trabalhadores das empresas metalúrgicas, já está disponível no Portal SMetal (acesse aqui).
Negociação constante
Silvio lembra que na Sanoh, em junho deste ano, os metalúrgicos da empresa conquistaram aumentos significativos também em outros benefícios, como no vale compras e no Programa de Participação nos Resultados (PPR). “O trabalho do Sindicato é constante e, muitas vezes, analisando a produção da empresa e outras questões econômicas, conseguimos negociar importantes melhorias ao longo do ano, não apenas durante a Campanha Salarial. Somente no vale compras, os trabalhadores tiveram um crescimento de 25,70% em 2021”, analisa.
A pauta de valorização dos trabalhadores foi enviada para 20 empresas metalúrgicas de Sorocaba e região. Além da Sanoh, melhorias na proposta da Campanha Salarial 2021 foram conquistadas na Kanjiko.