Os metalúrgicos da empresa Dana aprovaram, em assembleia realizada nesta quarta-feira, 16, a continuidade das negociações do Programa de Participação nos Resultados (PPR). Após oito reuniões diferentes na mesa de negociação, sem chegar em um valor justo, o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) prestou esclarecimentos aos trabalhadores e colocou em votação uma proposta para intensificar a luta na fábrica.
De acordo com o diretor executivo do SMetal, Antônio Welber Filho, o que vem sendo oferecido pela Dana está longe do aceitável. “É importante enfatizar que a empresa opera em um segmento que, nos dias atuais, tem uma ótima produtividade. Desta forma, é mais do que justo lutarmos por um PPR que esteja de acordo com tudo que esses companheiros constroem diariamente na fábrica”, comenta.
O dirigente também enfatizou sobre a importância do engajamento dos trabalhadores e, também, da Comissão de PPR. Para Bizu, somente com a unidade entre o SMetal, a Comissão e os metalúrgicos é que “se chega em algum lugar”. Na próxima sexta-feira, 18, o Sindicato retoma as negociações e, no caso de uma proposta justa não ser realizada, irá intensificar as articulações na Dana.
Pela vacina para a indústria
Além do tópico acima, o SMetal também levou ao conhecimento dos companheiros a carta que enviou às empresas pela vacina para a indústria. Desde o começo desta semana, o Sindicato tem convidado as metalúrgicas de Sorocaba e região para criar uma frente ampla com o intuito de cobrar do prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) que cumpra o plano de imunização do governo federal e reconheça a indústria como grupo prioritário para aplicação das vacinas contra Covid-19.
Até o momento, a Dana ainda não assinou o documento. “Nós já temos a participação de diversas empresas apoiando o movimento. Esperamos que todas elas se juntem a nós, afinal, os seus trabalhadores também estão na linha de frente desde o começo da pandemia da Covid-19 e, para que continuem a trabalhar, é mais do que importante a imunização”, finaliza Bizu.