Na Gestamp há sete anos, Luiz Carlos da Silva, de 52 anos, acaba de ser eleito para o seu primeiro mandato como dirigente sindical do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal). Ele fez parte da Chapa 2 e agora assume o mandato no final de maio.
Ele conta que sua vontade de participar da estrutura sindical se deu quando percebeu que os direitos da classe trabalhadora sofriam ataques constantes, tanto por parte dos órgãos públicos do governo federal, quanto por meio das retiradas de garantias apoiadas pelos patrões. “Surgiu a vontade de participar depois de ver os direitos dos trabalhadores cada dia menores, então nada mais justo que ir à luta em busca de melhorias para a classe que sustenta esse país”, defende o metalúrgico.
Ele é casado, pai de dois filhos e, nos tempos livres, gosta de fazer caminhadas. Para o futuro, Luizinho pretende lutar pelos companheiros da fábrica. “Quero muito lutar para que o trabalhador um dia consiga ser reconhecido verdadeiramente como profissional e seja valorizado”, assegura.
A Gestamp atua no segmento de estamparia de metais e fica na nova zona industrial, próxima a planta da Toyota. O CSE será composto pelos dirigentes Luiz da Silva, Bruno César Morais de Souza, Domingos Ramos da Silva e Márcio Pires Prestes. Eles assumem em maio de 2021.