Quando perguntado sobre referências, o metalúrgico Bruno César Morais de Souza é enfático em dizer que teve uma influência específica no que diz respeito a sua vontade de participar da estrutura do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal): João Farani.
Ele, eleito em março deste ano para compor o Comitê Sindical de Empresa (CSE) na Gestamp, pretende seguir os passos desse companheiro tão querido, que faleceu em 2020, mas é lembrado no SMetal como uma pessoa de luta. “Sempre admirei o trabalho do SMetal, a vontade de fazer parte dessa família veio através de um amigo e de um exemplo de pessoa que foi o João Farani. O legado que ele deixou é o que eu carrego comigo: sempre buscar o melhor para os trabalhadores”, afirma.
Bruno, conhecido como “Gigante” entre os trabalhadores e trabalhadoras da fábrica, tem 25 anos e vai cumprir o seu primeiro mandato como dirigente a partir de maio de 2021 – ficando na posição até 2025. Ele, bem como outros três companheiros, fez parte da Chapa 2 na Gestamp, eleita com a maioria dos votos.
Na empresa há mais de quatro anos, consegue perceber o que precisa melhorar e diz, ainda, que isso tudo só será possível com unidade entre SMetal, dirigentes e trabalhadores. “Queremos avançar junto com o CSE, os dirigentes do Sindicato e com o apoio dos trabalhadores. Vamos em busca do que há necessidade de melhorar”, diz.
Ele é casado e nas horas vagas gosta de jogar futebol. Para se definir, utiliza a palavra “pró-ativo”.