Das expressões clássicas que podemos ouvir dentro de uma metalúrgica, a ‘chão de fábrica’ é uma das mais tradicionais. Se trata do espaço de trabalho, onde a produção e outras áreas da cadeia produtiva acontecem. Geralmente, esse local é marcado por um trabalho árduo feito pelos trabalhadores e trabalhadoras nas fábricas – é ali que Domingos Ramos da Silva pretende atuar na maior parte do tempo.
Eleito para o seu primeiro mandato como dirigente sindical do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), o trabalhador de 24 anos diz que admira a atuação que o Comitê Sindical de Empresa (CSE) pode desempenhar. “Sempre gostei do trabalho do CSE no chão de fábrica buscando e conquistando melhoria para o trabalhador”, comenta.
Ele está trabalhando na Gestamp há quatro anos e agora pretende somar junto ao Sindicato e os companheiros do CSE para alcançar mais conquistas na metalúrgica. Ele é casado, pai de um filho e, nos momentos de lazer, gosta de jogar futebol.
Magrão diz que se pudesse resumir sua personalidade em algumas palavras, diria que é “um cara humilde que tem foco e sempre corre atrás dos objetivos”. Ele foi eleito junto com Luiz da Silva, Bruno César Morais de Souza e Márcio Pires Prestes que – à época – formaram a Chapa 2, eleita na Gestamp. O mandato deste CSE começa em 2021 e segue até 2025.