Faz duas décadas que André Rogério da Silva é filiado ao Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal). Embora participe sempre das atividades do SMetal, Andrezinho nunca pensou em fazer parte da diretoria.
“Sempre achei a direção do Sindicato muito competente, com garra e compromissada com os interesses dos metalúrgicos. Quando recebi o convite para fazer parte da direção, fiquei muito orgulhoso”, conta. Ele acaba de ser eleito para a direção do SMetal e para o Comitê Sindical de Empresa (CSE) da Gerdau.
Andrezinho diz que está cheio de expectativas positivas para o mandato que ele assume em maio. “A diretoria tem feito um trabalho excelente. Meu propósito é somar forças e contribuir com a luta dos metalúrgicos. É dar continuidade mesmo ao que já vem sendo desenvolvido para que os resultados se mantenham”, explica.
Para o metalúrgico, uma das grandes virtudes da nova diretoria eleita é, justamente, a mescla entre dirigentes experientes e companheiros que nunca haviam disputado uma eleição sindical. “Cerca de 25% da futura direção é de gente nova. Essa mistura de renovação e experiência vai dar um bom caldo para o próximo mandato”, comenta André, destacando que o Sindicato sempre foi um motivo de orgulho para a categoria.
O novo dirigente, de 42 anos de idade, trabalha na laminação da Gerdau há 15 anos. Pai de três meninos, está como Cipeiro pela segunda vez, realizando um trabalho que já rendeu muitos frutos na Gerdau, como as melhorias na alimentação e os adicionais noturno e de periculosidade.