Busca
Conquista dos trabalhadores

Sidor: Metalúrgicos aprovam proposta de ajuda de custo para alimentação

Sindicato havia enviado comunicado de greve à empresa que, ainda em 2020, cortou a refeição dos trabalhadores; proposta foi negociada pelo SMetal, junto a uma comissão de metalúrgicos da fábrica

Imprensa SMetal
Caroline Queiróz Tomaz
No seu quadro de funcionários, a Sidor tem 53 metalúrgicos e fabrica autopeças e acessórios automobilísticos

No seu quadro de funcionários, a Sidor tem 53 metalúrgicos e fabrica autopeças e acessórios automobilísticos

Os trabalhadores e trabalhadoras da Sidor aprovaram, por unanimidade, uma proposta de ajuda de custo para alimentação votada nesta quinta-feira, dia 6, em assembleia. Ainda em 2020, a empresa cortou o funcionamento do refeitório fazendo com que os metalúrgicos tivessem que levar a refeição de casa ou tirar do próprio bolso o dinheiro para se alimentar.

Na quarta-feira, 6, uma primeira proposta foi rejeitada pelos trabalhadores, já que a empresa ofereceu um valor bastante baixo para a alimentação. Os metalúrgicos exigiram um valor maior, que atendesse o mínimo necessário para uma refeição digna. Diante disso, o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), junto a Comissão criada para discutir o tema, enviou um comunicado de greve à fábrica, que seria aderida massivamente caso um valor mais alto não fosse acatado pela Sidor.

Em reunião, o SMetal conseguiu negociar a nova proposta que foi aprovada pelos metalúrgicos nesta manhã. Para o dirigente sindical, Alessandro Marcelo Nunes, a conquista foi fruto da organização dos trabalhadores e da atuação do Sindicato. “Agora, esperamos que a fábrica volte a conversar com seus funcionários , com objetivo de assegurar que eles tenham suas demandas atendidas. Somente a organização dos trabalhadores pode fazer a diferença”, afirma.

“A empresa tem que entender que o pilar do seu funcionamento somos nós”, disse um dos metalúrgicos que fazem parte da Comissão. Agora, a Sidor tem dois meses para voltar a conversar com o SMetal para viabilizar a volta do refeitório no local. Durante este período, a ajuda de custo seguirá sendo paga em um cartão que poderá ser usado em supermercados e restaurantes.

No seu quadro de funcionários, a fábrica tem 53 metalúrgicos, produz autopeças e acessórios automobilísticos e fica localizada na Avenida Jerome Case, no bairro do Éden, em Sorocaba.

tags
alimentação comissão Metalúrgicos negociação Proposta sidor SMETAL
VEJA
TAMBÉM