A frase “quem tem fome tem pressa”, de Herbert de Souza, nunca fez tanto sentido quanto neste momento. Somente nos últimos três meses de 2020, ao menos 19 milhões de pessoas não tinham nenhum alimento na mesa, como mostram dados do ‘Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no contexto da pandemia da Covid-19 no Brasil’. Com poucas políticas públicas e uma gestão de pandemia falha, o governo não ampara as famílias e permite que a situação fique ainda pior.
Diante disso, as entidades e organizações fazem as vezes de estado e, por meio de campanhas, somam forças para tentar auxiliar famílias vivendo em situação de vulnerabilidade alimentar e social. Em Sorocaba, o Fórum em Defesa da Vida e Fórum Permanente de Luta lançaram, no último sábado, dia 10, uma campanha contra a fome na cidade.
Com seis postos de arrecadação, incluindo o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), a campanha procura fortalecer o trabalho de entidades sérias, com histórico de serviços prestados à comunidade sorocabana, permitindo-lhes alimentar milhares de famílias que ficaram sem suas fontes de sustento devido à pandemia da Covid-19. Serão beneficiados o Banco de Alimentos de Sorocaba, a Cufa Sorocaba e a Brigada Solidária.
Para Leandro Soares, presidente do SMetal, a ação é uma forma de pensarmos em quem mais precisa neste momento. “O Sindicato está honrado em ser um dos pontos de coleta para essas doações que irão beneficiar entidades sérias e comprometidas com um único objetivo: frear os impactos da fome em Sorocaba. Essa é a hora de pensarmos naqueles que mais precisam”, afirma.
Objetivo da ação é receber doações de alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal, materiais de limpeza, álcool em gel e máscaras de proteção (ideal PFF-2, sem filtro). Doações em dinheiro podem ser feitas mediante depósito na conta do Banco de Alimentos de Sorocaba.
União de esforços
A campanha “Sorocaba contra a Fome” marca a fusão (em andamento) do Fórum em Defesa da Vida e Fórum Permanente de Luta de Sorocaba, que passarão a atuar sob um mesmo nome e organização, em defesa de objetivos comuns, que incluem a defesa intransigente da democracia, o combate às políticas negacionistas, a cobrança de programas de apoio a trabalhadores e pequenos empresários e a denúncia dos desmandos que têm levado à crise hospitalar e à morte evitável de centenas de milhares de brasileiros.
O Sindicato dos Metalúrgicos faz parte do Fórum em Defesa da Vida que é composto, ainda, por mais de 60 entidades, representativas de diversos setores populares, entre eles, organizações de profissionais da saúde, sindicatos, conselhos municipais, partidos políticos, movimentos sociais e acadêmicos. Da mesma forma, o Fórum Permanente de Luta é formado por organizações, partidos, sindicatos e representantes civis de Sorocaba e região.
Saiba onde ficam os postos de doação
• Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região/Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Vestuário de Sorocaba e Região
Rua Júlio Hanser, 140 – Jardim Faculdade
Todos os dias, das 8h às 12h e das 13h às 17h
• SINPRO – Sindicato Professores de Sorocaba e Região
Rua Francisco Ferreira Leão, 90 – Vila Leão
De segunda a sexta, das 10h às 16h
• Job Brasil Recursos Humanos
Rua Voluntários de Sorocaba, 276 (rua atrás do Fórum Velho)
De segunda a sexta, das 9h às 16h
• .COM.ART
Rua Quinzinho de Barros, 361 – Vila Hortência
De segunda a sexta, das 9h às 18h
Sábado das 9h às 14h
Domingo das 9h às 12h
• Instituto Americano Faculdade FAEL
Avenida Roberto Simonsen, 669 – Jardim Santa Rosália
De segunda a sexta das 13h às 19h
Sábados das 9h às 13h30
• Instituto Kayton em Ação
Rua João Cordeiro 196 – Vila Progresso
De segunda a Sexta, das 8h às 18h
Para doar em dinheiro:
Banco: Caixa Econômica Federal
Agência: 356
Conta-corrente: 2245-5
Operação: 0003
Razão social: Banco de Alimentos de Sorocaba
CNPJ: 08.741.511/0001-76
Pix: 08741511000176.