A 15ª Campanha do Dia Nacional da Coleta de Alimentos entra em sua reta final e continua recebendo doações online até o dia 7 de novembro. O encerramento será marcado por uma live no YouTube.
Os recursos arrecadados serão revertidos em alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Por meio de entidades como o Banco de Alimentos de Sorocaba, a população poderá ser beneficiada deste apoio importante, levando em consideração o cenário da pandemia da Covid-19 que já fragilizou dezenas de famílias.
Neste ano, a arrecadação deixou de ser realizada presencialmente, como era feita nos supermercados das cidades, e passou a ser on-line, para evitar aglomerações em virtude do coronavírus. Os interessados podem contribuir por meio da plataforma Sympla, clicando aqui.
A campanha se faz mais do que importante na conjuntura atual. Além dos impactos da crise do covid-19, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deste ano apontaram que o país está novamente no Mapa da Fome, um indicador que mede a insegurança alimentar em território nacional. Estima-se que, ao menos 10,3 milhões de pessoas, vivam com essa realidade dura.
O presidente do Banco de Alimentos, Tiago Almeida do Nascimento, comenta sobre a importância da solidariedade neste momento. “Os dados do IBGE, somados aos reflexos da pandemia, mostram que precisamos ajudar àqueles que mais precisam. O que às vezes não vai fazer falta para nós, pode garantir mantimentos para uma família”, comentou.
Sobre a Coleta
Em 14 anos, a Coleta, promovida pela Companhia das Obras (CdO), já arrecadou cerca de 1.700 toneladas de alimentos, tendo a participação de mais de 71 mil voluntários, beneficiando centenas de milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade social em todo o Brasil.