Os trabalhadores da Robert Bosch, em Sorocaba, votam o acordo do Programa de Participação nos Resultados (PPR) de 2020 e outros itens (confira o edital) a partir das 16h desta quarta-feira, 12. A votação, que será eletrônica, termina na quinta-feira, 13, também às 16h (vote aqui).
O acordo, negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), abrange cerca de 450 trabalhadores e seguiu os critérios aprovados pela categoria em assembleia realizada em fevereiro deste ano.
O presidente do SMetal, Leandro Soares, enfatiza o empenho da entidade em fechar a proposta de PPR 2020. “Todos sabem que este ano tudo tem sido mais difícil por conta da crise, mas o Sindicato não deixou de trabalhar nenhum segundo para garantir os direitos dos trabalhadores. Tivemos um intenso período de negociação para essa proposta e agora cabe a cada um dar o seu voto com consciência”.
Suspensão de contrato
Os trabalhadores da empresa também vão votar a prorrogação da suspensão de contrato por mais 60 dias. A medida, com base no decreto 10.422/2020 e na Lei nº 14.020 (MP 936 depois sancionada), tem o objetivo de preservar o emprego e a renda da categoria. Na negociação, o Sindicato buscou melhores condições do que as previstas apenas com base nas medidas do Governo Federal.
Silvio Ferreira, secretário geral do SMetal, explica a necessidade da prorrogação. “Infelizmente ainda não temos um ambiente seguro em boa parte do país e isso afeta muito a economia. Por isso, o Sindicato tem o compromisso de manter os postos de trabalho e garantir dinheiro no bolso dos trabalhadores”.
Programa de demissão voluntária
Na assembleia, os trabalhadores vão deliberar ainda sobre o Programa de Demissão Voluntária (PDV). O acordo negociado pelo Sindicato estabelece um pacote de garantias para quem quiser aderir ao programa.
A medida é necessária porque, segundo a empresa, o setor de autopeça vem passando por uma crise mundial e, com a pandemia da Covid-19, esse cenário se agravou.
“De acordo com a Bosch, há um excedente de trabalhadores na planta local. Então, o Sindicato construiu essa proposta de PDV, para que funcionários com interesse de se desligar da empresa possam sair de forma voluntária, mas com a garantia de um pacote de benefícios além dos previstos por lei”, explica Leandro.
Recentemente, 100 trabalhadores foram demitidos da autopeça ZF do Brasil.
Como votar
Para votar, os trabalhadores deverão acessar o link no Portal SMetal e preencher os campos com a data de nascimento e o número de matrícula (RE) da empresa. A ferramenta de votação criada pelo SMetal garante o sigilo dos votos ao mesmo tempo que evita aglomerações e reduz a possibilidade de contágio pela Covid-19.