Os trabalhadores da Bandai do Brasil, em Sorocaba, aprovaram o acordo de redução de jornada negociado pelo Sindicatos dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), que traz melhores condições do que a Medida Provisória 936, do governo federal. A assembleia foi realizada de forma virtual, para evitar aglomerações e o risco de contágio pelo novo coronavírus (Covid-19).
A medida é válida por 30 dias e garante estabilidade no emprego durante o acordo e o mesmo período após a redução, manutenção de todos os benefícios, além de um complemento no ticket-alimentação, garantindo assim o salário líquido dos trabalhadores ou próximo a esse valor.
O acordo abrange 26 trabalhadores da produção e do administrativo; todos os trabalhadores participaram da votação e foram favoráveis à proposta.
Desde o início da pandemia, o Sindicato vem negociando com a empresa medidas para preservar a segurança e saúde dos trabalhadores, como férias coletivas para produção, home office para os funcionários do administrativo, redução de jornada, entre outros.
Segundo o dirigente sindical Wagner Bueno, o papel do Sindicato nas negociações durante a pandemia da Covid-19 tem sido imprescindível na garantia do emprego, saúde e de uma renda digna aos trabalhadores da categoria.
“O desafio é muito grande, pois sabemos das dificuldades que a crise do coronavírus têm causado na vida e na economia dos brasileiros. Mas um sindicato forte e combativo, junto com a participação da categoria, faz com que haja menos impactos no bolso e na segurança dos trabalhadores”, afirma.
A Bandai do Brasil fabrica fios, cabos e condutores elétricos e fica no bairro Cajuru, em Sorocaba.