Em votação online realizada das 10h desta segunda-feira, 1º, às 10h da terça-feira, 2, os trabalhadores da Prysmian aprovaram o acordo que reduz jornada temporariamente. A negociação foi realizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) como medida para diminuir os impactos da crise causada pelo coronavírus.
Ao todo, 93 (92,08%) trabalhadores e trabalhadoras da Prysmian votaram na assembleia online. O resultado da votação foi: 90 (96,77%) a favor; 1 (1,08%) contrários e 2 (2,15%) de abstenções.
A redução de jornada será aplicada na empresa entre os meses de junho e julho. Os trabalhadores terão estabilidade no emprego pelo período da redução mais o mesmo tempo após retornarem ao trabalho.
A proposta aprovada mantém todos os benefícios e o período de redução não vai ter impacto na contagem das férias, 13º e no Programa de Participação nos Resultados (PPR).
O secretário geral do SMetal, Silvio Ferreira, lembra que o acordo garantiu aos metalúrgicos rendimentos maiores do que prevê a MP 936. “Nosso trabalho é buscar o melhor para a categoria, garantindo os empregos e que os salários não sejam diminuídos a valores que tragam dificuldades para os trabalhadores. Nossas negociações têm tido grande êxito em conquistar condições dignas nesse momento difícil que atravessamos”.
A assembleia virtual conta com criptografada e segura, tornando assim o voto sigiloso. A ferramenta foi criada pelo Sindicato para garantir a participação dos trabalhadores nas decisões e garantir sua saúde, evitando aglomerações.