Os trabalhadores da Index, em Sorocaba, aprovaram o acordo de redução de jornada e salário negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal). A assembleia foi presencial, realizada nesta terça-feira, 28, respeitando as normas de segurança estabelecidas pelos órgãos de saúde.
O acordo negociado pelo SMetal tem vigência de 90 dias e garante aos trabalhadores, além do recebimento de salário, todos os benefícios. A medida também prevê estabilidade de emprego pelo mesmo tempo da redução e mais 90 dias após o seu término.
O diretor executivo do SMetal, Antonio Welber Filho (Bizu), lembra que outras medidas, como férias individuais e banco de horas, já haviam sido negociadas com a empresa para preservar a saúde dos trabalhadores.
Na assembleia, ele explicou os termos de negociação do Sindicato por conta da crise causada pelo coronavírus. “Nossa luta é sempre preservar os menores salários e minimizar o máximo possível as perdas nos maiores salários. Assim, aqui na Index os funcionários vão receber o salário líquido ou bem próximo a isso”.
Bizu completou que o acordo garante rendimento mensal aos metalúrgicos maiores do que teriam caso fosse aplicada apenas a Medida Provisória 936, do governo federal. “A queda nos salários seria muito maior porque o governo complementa com base no seguro-desemprego. Conseguimos garantir valores maiores mantendo o poder aquisitivo de todos, especialmente nesse período de crise”.
A Index fica no bairro de Aparecidinha e tem aproximadamente 30 trabalhadores.