Os trabalhadores da Metso e da Neles do Brasil que ocupam cargos de gestão – gerente, diretor e vice-presidente – aprovaram, em assembleia virtual no Portal SMetal, um acordo de redução de salário e jornada. A medida terá vigência de 90 dias, contando a partir de 1º de abril de 2020.
A proposta foi negociada com o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) por conta da crise econômica e sanitária causada pela pandemia do novo coronavírus e não se aplica aos demais funcionários da empresa.
De acordo com diretor executivo do SMetal, Francisco Lucrécio Junior Saldanha, membro do Comitê Sindical da Metso, o acordo abrange 84 gestores. Desses, 80 funcionários votaram: 79 (98,75%) foram favoráveis e apenas 1 (1,25%) foi contrário à proposta.
“Sabemos que essa crise afeta não só a saúde dos trabalhadores, mas também a economia. Desde o início, estivemos abertos para negociar com as empresas para buscar soluções, levando em consideração a realidade de cada uma delas”, explica.
O presidente do Sindicato, Leandro Soares, lembra da importância da participação do Sindicato nesse tipo de acordo para garantir a legalidade das negociações nesse período de crise. “É fundamental que os termos dos acordos sejam discutidos com a entidade. Só assim os trabalhadores terão garantia jurídicas”, reafirma.