Os trabalhadores que ocupam cargos de gestão – como gerente, diretor e vice-presidente – na Metso e Neles do Brasil, em Sorocaba, irão decidir sobre proposta de redução de salário e jornada, em assembleia online nesta quinta-feira, dia 16, a partir das 13h.
A proposta foi negociada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) com a empresa por conta da crise causada pela pandemia do coronavírus e não se aplica aos demais funcionários. Ela abrange 80 trabalhadores.
A votação acontece a partir da ferramenta de votação online criada pelo Sindicato, em parceria com a Pandora Soluções, que faz uso de conexão segura e criptografada. A assembleia encerra às 13h, desta sexta-feira, dia 17, conforme edital publicado no site no SMetal. O acesso é exclusivo dos trabalhadores e trabalhadoras contemplados no acordo, pelo link https://assembleia.smetal.org.br/14
De acordo com o diretor executivo do SMetal, Francisco Lucrécio Junior Saldanha, membro do Comitê Sindical da Metso, a intenção da negociação é de garantir que os trabalhadores não fiquem sem salário e benefícios e nem percam o emprego. “Sabemos que essa crise afeta a economia e, desde o início, estivemos abertos para negociar com as empresas. Usamos diversas ferramentas legais, todas com objetivo de fazer o melhor para os funcionários, conforme a situação a empresa”.
O presidente do SMetal, Leandro Soares, lembra da importância da participação do Sindicato para garantir a legalidade das negociações nesse período de crise. “É fundamental que os termos dos acordos sejam discutidos com a entidade. Só assim os trabalhadores terão garantia jurídicas”.
O resultado da assembleia será divulgado após o fim da votação, no Portal SMetal.