Os catadores da rede solidária Cata-Vida inauguram, neste dia 13, às 10h, sua fábrica de tubos de esgoto, mangueiras para irrigação e granulados de plástico, produzidos com materiais recicláveis. A fábrica, chamada “Divisão Polímero”, funcionará na rua Chile, 401, bairro Barcelona, Sorocaba, local onde também acontecerá a inauguração dia 13.
A fábrica faz parte da 5ª fase de um projeto firmado entre Petrobras e Ceadec (Centro de Estudo e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania de Sorocaba e Região), ONG que organiza os catadores em Sorocaba e outras dez cidades da região.
A 5ª fase do projeto também permitiu a compra de um caminhão, empilhadeira, caçambas, uniformes e investimentos na formação dos catadores.
No último dia 28 o gestor de projetos da Petrobras, Marcelo Brandão, esteve em Sorocaba para inspecionar o andamento do projeto. “Foi bastante gratificante. A gente ouvia falar e tinha conhecimento pelos relatórios, mas outra coisa é verificar de perto toda essa transformação. [o projeto] dá dignidade às pessoas como cidadãos. Era isso que a gente esperava”, disse Brandão.
“Ele ficou bem impressionado com o trabalho da rede Cata-Vida”, acrescentou Ademilson Terto da Silva, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, que acompanhou a visita. “Ficamos lisonjeados pela boa impressão que ele [Brandão] levou dos nossos catadores”, concluiu Rita de Cássia Gonçalves Viana, presidente do Ceadec.
Os tubos e mangueiras serão produzidos a partir do beneficiamento do polietileno (PP) e polipropileno (PE), presentes nos potes de margarina, de sorvete, caixas de bebida, tampas, utilidades domésticas, embalagens de detergentes, de xampus, frascos de óleo automotivo, tambores para tintas e similares.