Os trabalhadores da Toyota aprovaram na tarde desta quarta-feira, dia 30, alteração do Calendário de Dias-Pontes para evitar ociosidade da mão de obra e como medida de manutenção de emprego.
A proposta foi aprovada em assembleia na fábrica, conduzida pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba. O presidente do SMetal, Leandro Soares, explica que a alteração foi necessária porque o pátio continua com alto volume de carros.
Para 2020
Devido à acentuada crise na Argentina por conta do governo neoliberal de Macri (que perdeu as eleições este ano) e pela falta de dinâmica na economia brasileira, o SMetal passou a reivindicar novos investimentos para a planta de Sorocaba para que a plataforma global seja instalada e um novo modelo de automóvel passe a ser produzido.
No dia 19 de setembro, os líderes mundiais da Toyota, no Japão, com a presença de dirigentes do SMetal, anunciaram R$ 1 bilhão de investimentos para 2020, que deve resultar em aproximadamente 300 empregos diretos e mais de 1000 indiretos nas sistemistas da montadora.