Em busca de investimentos para a planta local da Toyota, diretores do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) entregaram nesta quarta-feira, 10, um ofício defendendo a implantação da plataforma global em Sorocaba ao CEO da Toyota América Latina e Caribe, Masahiro Inoue, e ao presidente da companhia no Brasil, Rafael Chang.
Além do ofício, durante a reunião de membros da executiva do Sindicato com os representantes nacional e internacional da montadora, o presidente do SMetal, Leandro Soares, apresentou dados sobre Sorocaba e região, mostrando a importância da cidade na economia estadual e nacional.
“Diante do atual cenário e dos desafios colocados à indústria automobilística, este Sindicato, que sempre defendeu o desenvolvimento regional e o emprego, acredita que para atingir o grande potencial produtivo da planta de Sorocaba são necessário novos investimentos para a implantação da Plataforma Global TNGA”, afirma Soares.
A TNGA é uma plataforma modular pioneira de utilização global, que é utilizada em diversos veículos da montadora. “Essa plataforma pode potencializar e flexibilizar a produção da planta local, garantindo uma gama maior de veículos na sua linha e tecnologia de ponta. Acreditamos que esse formato garantirá mais estabilidade na produção e, assim, a manutenção e criação de novos postos de trabalho”, explica.
De acordo com o presidente do SMetal, o anúncio do fim das atividades produtivas no terceiro turno e a não renovação dos contratos temporários de mais de 700 trabalhadores, trouxeram grande apreensão para toda a população de Sorocaba e região.
No último dia 25 de junho, inclusive, o Sindicato promoveu um ato unificado com trabalhadores da Toyota e das sistemistas, que aprovaram uma pauta de reivindicação por manutenção e geração de emprego, além de buscar a efetivação de uma política de desenvolvimento industrial regional.
Apresentação do novo CEO
A reunião, realizada na sede do SMetal, foi solicitada pelos representantes da montadora para apresentar o novo CEO da Toyota América Latina e Caribe, Masahiro Inoue, que assumiu o cargo antes exercido por Steve St. Angelo. Ele falou sobre sua experiência na montadora, na qual trabalha há 32 anos, e as expectativas no novo cargo e de sua vinda ao Brasil.
Rafael Chang, presidente da Toyota no Brasil, destacou o respeito e seriedade entre Sindicato e a montadora durante as negociações, inclusive no atual período de crise, que impactou a produção local. “Respeitamos muito a comunicação e o diálogo que temos com o Sindicato, de sempre buscar soluções para crescermos juntos. Nós esperamos que essa situação vai se recuperar, sobretudo em relação aos empregos”, assegurou.
Além do CEO da Toyota América Latina e Caribe e o presidente da companhia no Brasil, participaram da reunião diretores de Recursos Humanos da montadora na América Latina e locais, e o secretário-geral do SMetal, Silvio Ferreira.